Concurso MP-PE 2018: pedido é feito para Técnicos e Analistas

Secretaria Geral do órgão solicita à Procuradoria Geral de Justiça a realização de um concurso público no próximo ano para cargos de nível médio e superior. A última seleção ocorreu em 2012.

Por: Adriano G. Maas
0
0 share
0 tweets
0 share

Por meio do Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, 9 de novembro, a Secretaria Geral do Ministério Público de Pernambuco fez o pedido para realização de um novo concurso público em 2018 (concurso MP-PE). O documento foi enviado para a Procuradoria Geral de Justiça diante da existência de oito cargos vagos de servidores na instituição - veja o documento.

Devido à demanda de trabalho, atualmente, as promotorias e vários setores administrativos da Instituição pleiteiam um total de 243 servidores, um número que não pode ser absorvido pelo MPPE no momento. Os cargos a serem preenchidos são de Técnico Ministerial e Analista Ministerial.

O concurso também serviria para formação de um cadastro de reserva para ingressos em futuras vagas. Atualmente, existem 17 servidores no MPPE já em condições de aposentadoria. A sugestão da Secretaria Geral é que o concurso não seja regionalizado, não restringindo a remoção de servidores durante o estágio probatório. A realização de um exame psicotécnico nos candidatos, em uma das fases da disputa, também seria importante. "O concurso público para preenchimento do quadro efetivo é uma necessidade, mesmo diante da iminência do redimensionamento de pessoal a ser proposto pela Comissão de Estruturação das Promotorias e Procuradorias de Justiça", avaliou o secretário-geral do MPPE, o promotor de Justiça Alexandre Augusto Bezerra.

Prepare-se: Apostila de estudo para o próximo concurso do MP-PE

Anterior

O último concurso público para servidores do MPPE ocorreu em 2012 pela Fundação Carlos Chagas - FCC e teve provas aplicadas nas cidades de Recife, Caruaru e Petrolina. Foram oferecidas 38 vagas em cargos de nível médio (Técnico) e superior (Analista). Os cargos de nível superior envolveram as áreas de arquitetura, ciências contábeis, comunicação social-jornalismo, engenharia civil, informática, jurídica, psicologia e serviço social. O concurso foi válido até 12 de julho de 2016 - veja o último edital.

Atualmente, o quadro de pessoal do Ministério Público de Pernambuco conta com 690 servidores ativos e, do total de cargos no órgão, 205 vagaram nos últimos 7 anos.

Técnico Ministerial

O último concurso para Técnico Ministerial abriu vagas na área administrativa, com requisito de certificado de conclusão de curso de Ensino Médio; e ainda para apoio especializado nas áreas de Contabilidade, Eletrônica, Telecomunicações e Informática com exigência de ensino médio e certificado de conclusão de curso técnico na área. O salário inicial do cargo é de R$ 3.049,54.

As provas aplicadas na última seleção tiveram 60 questões, sendo 30 de conhecimentos básicos e 30 de conhecimentos específicos.

Analista Ministerial

A carreira exige nível superior na área do cargo. A última seleção teve vagas para especialidades de Arquitetura; Ciências Contábeis; Comunicação Social - Jornalismo; Engenharia Civil; Informática; Jurídica; Psicologia e Serviço Social. A remuneração inicial da carreira é de R$ 4.624,56.

A prova teve 60 questões, sendo 20 de conhecimentos básicos e 40 de conhecimentos específicos. Veja como foram as provas do último concurso:

Provas Técnico e Analista MPPE

Veja as remunerações das carreiras do MP-PE em 2017:

Salários de Técnicos e Analistas do Ministério Público de Pernambuco

Com informações da assessoria de imprensa do MP-PE

Avalie esta notícia

Nota:

(4.7/5.0)

Concursos Abertos

Busca avançada de concursos
Concursos Previstos Últimas Notícias
carregando...
JUNTE-SE À DISCUSSÃO
Faça um comentário sobre este assunto
Enviar
  • Hermes Silva Hermes da Silva Nível 1 Perg. 0 Resp. 1
    Há 1 semana
    nada a declarar
    0 Responder