Foi publicado na edição de 19 de agosto do Diário Eletrônico do MP o resultado final do grande concurso público promovido pelo Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul (MP/RS) em 2016. A seleção para Agente Administrativo teve provas aplicadas no dia 5 de junho e os gabaritos preliminares divulgados no dia 13 do mesmo mês. Os resultados preliminares foram informados no dia 28 de julho e agora, então, saiu a homologação do resultado final.

O Edital nº 353/2015 que abriu o concurso saiu em novembro/2015 e busca a formação de um cadastro de reserva na função de Agente Administrativo para lotação em várias regiões do estado.

Veja também: MP-RS abre concurso em 2016 para Secretário de Diligências
MP nomeia aprovados do concurso para Agente

A seleção servirá para provimento de cargos do quadro de pessoal da Procuradoria-Geral de Justiça, serviços auxiliares do MPRS, para convocações conforme a necessidade e demanda de cada região administrativa do MP. O cargo de Agente Administrativo Classe "M" tem exigência de ensino médio completo e salário inicial de R$ 4.356,85. Veja todos os editais do concurso.

As oportunidades são para ingresso nas 16 Regiões Administrativas do Estado, conforme anexo do edital, envolvendo diversas cidades da Região das Missões, Médio Uruguai, Planalto, Alto Jacuí, Serra, Vale do Taquari, Campos de Cima da Serra, Vale do Rio Pardo, Região Central, Fronteira Oeste, Região da Campanha, Região Sul, Região do Litoral, Região Metropolitana, Região de Porto Alegre e Delta do Jacuí. Veja as cidades de cada região no edital.

Do total de vagas a serem preenchidas pelo concurso, a Lei Estadual nº 13.320/2009 reserva aos candidatos com deficiência o percentual de 10%.

Inscrição

A inscrição no concurso foi reaberta em janeiro e poderá ser efetuada pela internet até as 18 horas do dia 13 de janeiro de 2016, pelo site do MPRS - www.mprs.mp.br/concursos. A taxa de inscrição está fixada em R$ 116,41 e poderá ser paga até a data limite de 13/01.

É importante lembrar que o candidato concorrerá, preferencialmente, às vagas que surgirem na região administrativa selecionada no Formulário Eletrônico de Inscrição. Uma vez efetivada a inscrição não serão aceitos pedidos para alteração de opção de região administrativa.

O concurso terá apenas uma etapa, prova objetiva, com 60 questões versando sobre conteúdos de Língua Portuguesa (20), Noções de Direito e Legislação (20), Noções de Administração (10), Informática (5) e Raciocínio Lógico-Matemático (5).

As provas de Língua Portuguesa e Noções de Direito e Legislação terão caráter eliminatório e classificatório e as provas de Noções de Administração, Informática e Raciocínio Lógico-Matemático terão apenas caráter classificatório. Serão aprovados os candidatos que acertarem, no mínimo, 12 questões na prova de Língua Portuguesa e 12 questões na prova de Noções de Direito e Legislação.

A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 5 de junho de 2016 na cidade de Porto Alegre-RS, no período da manhã. A confirmação da data e informações sobre horários e locais serão divulgadas com antecedência mínima de 15 dias pelo Ministério Público.

O concurso terá validade de 2 anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado por igual período, uma única vez, a critério da Administração do MP. A aprovação e classificação no concurso geram para o candidato apenas expectativa de direito à nomeação, ficando esta condicionada à necessidade do MP/RS.

Anterior

O último concurso para Agente Administrativo do MP-RS aconteceu em 2013, e diferentemente desse novo, teve validade por apenas um ano, prorrogada por igual período pelo órgão.

Em relação às nomeações, 176 aprovados naquela seleção já foram convocados para posse até o momento (12/11), sendo 146 aprovados nas vagas de ampla concorrência, 9 pessoas com deficiência e 21 candidatos que se declararam negros. As nomeações desse concurso poderão ser feitas até o dia 7 de fevereiro de 2016, quando, então, a seleção perderá validade. Veja o edital daquele concurso.