Próximo de iniciar a temporada de veraneio nas praias gaúchas, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio Grande do Sul lançou nesta quarta-feira, 24, o edital que rege as normas para realização de processo seletivo destinado à contratação de até 800 Salva-vidas Civis Temporários para atuar nos meses de novembro de 2018 a abril de 2019. Este período pode ser maior ou menor, de acordo com as necessidades do CBMRS.

Das 800 vagas ofertadas, 700 serão para vigilância em águas de mar e 100 para águas internas. Há reserva também de 16% das vagas para negros e pardos, conforme lei estadual.

Requisitos

Para tentar um contrato como salva-vidas o candidato deve ter, no mínimo, 18 anos e no máximo 55 anos de idade no momento da inscrição; ter concluído o ensino fundamental; ter altura superior a 1,60m para mulheres e 1,65m para homens; não ter sido desligado em edições anteriores da seleção de Guarda-Vidas por motivo disciplinar; entre outros.

Durante a realização da Capacitação Técnica de Guarda-Vidas, o candidato terá remuneração de R$ 2.000,00, proporcionalmente aos dias de realização do curso. Já após a contratação, haverá acréscimo de 100% desse valor a título de risco de vida, totalizando vencimentos de R$ 4.000,00, mais 30 vales-refeição e auxílio-transporte.

Os Guarda-Vidas Civis Temporários executarão suas funções relacionadas à atividade de salvamento aquático, sempre supervisionados e sob comando dos bombeiros militares, aos quais estarão, administrativa e operacionalmente, subordinados.

Inscrição para Salva-vidas RS

As inscrições na seleção serão realizadas apenas pelo site do Corpo de Bombeiros Militar, no endereço eletrônico - www.cbm.rs.gov.br, até o dia 07 de novembro de 2018.

A seleção constará de três fases de avaliação, sendo:

1ª Fase - Habilitação Específica (Exame de Saúde e Mental), de caráter eliminatório;

2ª Fase - Habilitação Específica (Exame de Aptidão Física), de caráter classificatório e eliminatório;

3ª Fase - Capacitação Técnica, de caráter eliminatório e classificatório.

O exame de aptidão física terá, para ambos os sexos, 15 apoios sobre o solo, 35 abdominais em 60 segundos, e percorrer 2.050 metros em 12 minutos. O candidato terá como resultado APTO ou INAPTO. Haverá ainda corrida de 50 metros, em linha reta, carregando um flutuador de salvamento, em um tempo máximo de 15 segundos; e Nadar 200 metros, ininterruptamente, sem tocar os pés no chão, sem equipamentos que favoreçam a flutuação e/ou o deslocamento em meio líquido em um tempo máximo de 5 minutos no estilo crawl ou similar.

As provas serão realizadas nos locais, datas e horários, de acordo com o cronograma a ser divulgado através de avisos e convocações. A Capacitação Técnica de Guarda-vidas Civis Temporários (CTGVCT) terá duração total de 200 horas/aula, sendo que deste total, 80 horas serão de Estágio Supervisionado. Serão aprovados nesta fase o candidato que obtiver média final igual ou superior a 7 pontos.

Os candidatos contratados desempenharão suas atividades de salvamento aquático em águas de mar de: Torres, Arroio do Sal, Capão da Canoa, Xangri-lá, Imbé, Tramandaí, Cidreira, Balneário Pinhal, Palmares do Sul, Mostardas, Tavares, São José do Norte, Rio Grande, Santa Vitória do Palmar e Chuí; e em águas  internas nas cidades de Porto Alegre, Taquara, Triunfo, Montenegro, Pelotas, São Lourenço, Santa Vitória, Arroio Grande, Nova Palma, Restinga Seca, Santa Maria, Jaguari, São Francisco de Assis, São Vicente do Sul, Lavras do Sul, Mata, Toropi. São Pedro do Sul, Cachoeira do Sul, Rio Pardo, Vale Verde, Serafina Correa, General Câmara, Viamão, Arambaré, Tapes, Barra do Ribeiro, Cristal, São Jerônimo, Pinhal, Cidreira, Santo Antônio da Patrulha, Osório, Candiota, Dom Pedrito, Rosário do Sul, Cacequi, Santana do Livramento, Manoel Viana, Itaqui e Cruz Alta.

O processo seletivo tem validade certa e determinada, exaurindo seus efeitos após o término dos contratos temporários dele decorrentes.

veja o edital CBMRS - Salva-Vidas 2018