O Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva, anunciou a abertura de um novo concurso público para ingresso na carreira da Polícia Militar do Estado (PM-SC), com a oferta de 1.000 vagas para Soldado. O anúncio foi feito nas redes sociais na segunda-feira (11), ao lado do presidente do Colegiado Superior de Segurança e comandante-geral da PM, coronel Araújo Gomes, e foi divulgado pela Secretaria de Estado de Comunicação - Secom. O pronunciamento foi realizado no gabinete da residência oficial do Governador, em Florianópolis. - confira a matéria.

O aviso de licitação, na modalidade Pregão Presencial, cujo objeto é a contratação de instituição para execução do concurso foi publicado nesta segunda-feira, 18 de fevereiro. Segundo o documento (veja abaixo), o prazo final para a entrega de propostas de preços, bem como a abertura da sessão, será já no dia 27 de fevereiro, às 13h30min. A expectativa é que o edital saia já até abril.

Segundo o Governador, o ingresso de novos soldados vem para fortalecer a Polícia Militar do Estado, assim como a Segurança Pública de Santa Catarina. Além do anúncio do novo concurso público para a PM-SC, na ocasião também foi anunciada a prorrogação da Operação Veraneio realizada no Estado, que se estenderá até 11 de março, em decorrência do Carnaval.

Confira o projeto básico do novo concurso da PM-SC

Concurso anterior

O último concurso público da Polícia Militar de Santa Catarina para admissão no Curso de Formação de Soldado teve início no ano de 2015, e previa a abertura de 658 vagas - 619 para candidatos do sexo masculino e 39 para candidatas do sexo feminino.

Para participar do certame, era necessário ter ensino superior completo em qualquer área de formação, altura mínima descalço e descoberto de 1,65m para homens e de 1,60m para mulheres, além de possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e idade entre 18 e 30 anos na data de matrícula no curso de formação.

Conforme previsto no edital, os candidatos recrutados receberiam salário inicial, a partir do primeiro mês do Curso de Formação de Soldados, no cargo de Soldado PM 3ª Classe - NQ, recebidos a título de indenização de ensino, consistindo no valor de R$ 4.143,87, já inclusos subsídio, indenização de serviço ativo e auxílio alimentação.

O concurso público da PM-SC foi composto de várias etapas de avaliação, começando por prova teórica, exame de avaliação de saúde, exame de avaliação física, exame de avaliação psicológica, questionário de investigação social (QIS) e entrega de documentação e exame toxicológico.

O prazo de validade do concurso público era de um ano, a contar da data de homologação do resultado final.

Confira a publicação do Aviso de Licitação para contratação de instituição organizadora para o próximo concurso da PM-SC: