Vem aí mais um grande concurso no estado de São Paulo. A Polícia Militar do estado (PM-SP) publicou no Diário Oficial, a ratificação do Ato de Dispensa de Licitação 378/0059/16, que versa sobre a contratação de serviços especializados de planejamento, organização, controle e execução do concurso público para o provimento do cargo de Soldado de 2ª Classe da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Veja o documento.

Ainda não foi anunciado o número total de vagas que serão ofertadas na seleção, mas recentemente o Governador do Estado autorizou o provimento de mais de 5.000 cargos, o que indica que um bom número destas oportunidades deva ser preenchido neste novo certame.

A Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - VUNESP será a responsável pela seleção. A empresa também coordena o concurso da corporação para Oficiais, que já está em andamento.

A última vez que a Polícia do Estado selecionou Soldados de 2ª Classe foi em 2015, quando foram abertas 2 mil vagas no órgão.

A exigência para se concorrer ao cargo é ter ensino médio completo, idade entre 18 e 30 anos, além de ter, no mínimo, descalço e descoberto, 1,65m de altura se homem e 1,60m de altura se mulher, e Carteira Nacional de Habilitação (CNH), no mínimo, categoria "B". O salário inicial do cargo de Soldado PM de 2ª Classe é de R$ 2.901,03.

Uma vez aprovado na seleção inicial, o candidato ainda deve passar obrigatoriamente por estágio probatório que tem a duração de dois anos de efetivo exercício, e tem início com a matrícula no Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública na graduação de Soldado PM de 2ª Classe. Concluído o curso com aproveitamento, o Soldado PM de 2ª Classe iniciará o estágio administrativo operacional, até ser enquadrado como Soldado PM de 1ª Classe.

Provas

A seleção dos inscritos para concorrer às vagas abertas na ocasião foi feita por meio de etapas de prova objetiva com 50 questões, prova de redação, prova de condicionamento físico, exames de saúde, exames psicológicos, investigação e análise de documentos e títulos. Veja o edital do concurso de 2015.

Os interessados em tentar a chance no concurso que vai acontecer até o início de 2017 devem apostar em estudos nas áreas de Língua Portuguesa, Matemática, Noções Básicas de Informática, Noções de Administração Pública e Conhecimentos Gerais, que devem ser cobradas, à exemplo da última vez que o concurso para o cargo ocorreu.