A Polícia Civil do estado do Espírito Santo terá novo concurso público em 2018 (concurso PC-ES). O certame foi autorizado em janeiro pelo governador Paulo Hartung e abrirá 173 vagas em diversas funções. O Instituto Acesso havia sido anunciado em março deste ano como responsável pela divulgação do edital e coordenação das etapas da seleção, no entanto, problemas contratuais alteraram a organizadora. Agora, o Instituto AOCP será o responsável por executar o novo concurso - veja o contrato abaixo.

Serão quatro vagas para Assistente Social, quatro para Psicólogo, 15 para Médico Legista, 20 para Auxiliar de Perícia Médico Legal, 20 para Escrivão de Polícia, 50 para Perito Oficial Criminoso e 60 para Investigador de Polícia. Os salários iniciais variam entre R$ 3.449,60 e R$ 4.860,80.

O edital da seleção deve sair no mês de outubro.

Anterior - O último concurso da corporação aconteceu em 2013, sob coordenação da Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (Funcab), com abertura de 113 vagas para Assistente Social, Delegado de Polícia, Escrivão, Médico Legista, Perito em Telecomunicações e Psicólogo, registrando quase 15 mil inscrições. Veja o edital.

Os candidatos foram avaliados em diversas etapas, começando pela prova objetiva. Foram 80 questões de Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal/ Legislação Extravagante, Direito Processual Penal/ Legislação Extravagante e Direito Civil para Delegado e Escrivão e 100 questões de Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico Matemático, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Processual Penal, Noções de Direito Penal e Conhecimentos Específicos para as demais funções.

Outras etapas de avaliação foram a prova discursiva, somente para cargo de Delegado de Polícia; a entrega da ficha de informações confidenciais e certidões sócio-criminais, para todos os cargos; exame psicopatológico (exame médico e toxicológico), para todos os cargos; exame psicológico, para todos os cargos; teste de aptidão física, para todos os cargos; teste de digitação, somente para o cargo de Escrivão de Polícia; e investigação social, para todos os cargos.