Saiu na edição desta terça-feira (22) do Diário Oficial do Estado, o gabarito preliminar das provas aplicadas no concurso da Academia de Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, que preencherá 100 vagas para atuação como Delegado de Polícia. São 16 mil candidatos na disputa pelo cargo que tem remuneração de R$ 20.353,06 por 40 horas de trabalho na semana - veja os gabaritos.

26/02/2018
27/03/2018
20/05/2018
R$ 20.353,06
100
22/05/2018
Anexos

As respostas serão publicadas também no decorrer do dia pelo site da Fundatec: www.fundatec.org.br. O período recursal ficará aberto entre os dias 23 e 25/05 e o envio dos pedidos será feito por meio do site do concurso. O gabarito definitivo da prova sairá em 12 de junho.

Foram realizadas duas provas objetivas, divididas entre dois turnos. Os candidatos passaram por 40 questões de Língua Portuguesa na primeira prova; e 80 questões de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Direito Constitucional, Direito Civil, Direitos Humanos, Medicina Legal Judiciária e Criminologia na segunda. As notas preliminares saem em 15 de junho

Haverá ainda prova dissertativa, abordando conhecimentos de Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo e Direito Constituciona; prova de capacitação física; sindicância da vida pregressa e atual; exames de saúde e avaliação da aptidão psicológica; além de curso de formação profissional. 

O concurso terá validade de dois anos a partir de sua homologação de resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Veja mais no edital.

Concorrência

São 16.039 inscritos no certame, 2.359 disputando as 16 vagas reservadas para candidatos negros e 222 inscritos para as vagas reservadas a candidatos com deficiência.

Dentre as atividades do Delegado de Polícia estão presidir inquéritos policiais, termos circunstanciados e autos de prisão em flagrante; apreender objetos e requisitar perícias em geral para a formalização da prova criminal; cumprir e fazer cumprir mandados de prisão; dirigir e orientar a investigação criminal e todos os atos de polícia judiciária de uma Delegacia de Polícia ou qualquer outro órgão policial; elaborar relatórios e representar pela decretação judicial de prisões cautelares; proceder a sindicâncias administrativas, processos administrativos disciplinares; expedir e fiscalizar a emissão de documentos públicos de sua competência; gerenciar o órgão policial em que estiver lotado,em conformidade com as normas e princípios que regem a Administração Pública. Podem se inscrever candidatos graduados em Direito que tenham pelo menos três anos de atividade jurídica e carteira de habilitação de categoria mínima B.

Anexos