O Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região, no Espírito Santo, se prepara para a realização de novo concurso público para servidores em 2018 (concurso TRT-ES) e já definiu a comissão responsável pela seleção. O certame já vinha sendo debatido internamente no tribunal.

A expectativa é da abertura de vagas efetivas e formação de cadastro reserva em funções de níveis médio e superior, para atuação como Técnico Judiciário e Analista Judiciário em diversas especialidades.

As funções são divididas entre classes e padrões, tendo remunerações compostas por Vencimento Básico (VB); Gratificação de Atividade Judiciária (GAJ); Adicional de Qualificação (AQ), previsto para Analistas e Técnicos; e pela Gratificação de Atividade de Segurança (GAS), apenas para Analistas e Técnicos que desempenhem funções relacionadas à segurança. A remuneração inicial é de R$ 6.708,53 para Técnicos e de R$ 11.066,82 para Analistas, segundo a tabela de remunerações do judiciário, que prevê ainda aumentos escalonados até 2019.

Anterior

O último concurso para a seleção de servidores do tribunal aconteceu em 2013 e tem validade até fevereiro de 2018. A realização foi do Cespe/Cebraspe, com registro de 22.802 candidatos disputando 23 vagas imediatas, mais composição de cadastro reserva.

Dados de junho de 2017 informam que o último concurso convocou 96 aprovados para atuação como Técnico Judiciário - sem especialidade e com especialidade em Tecnologia da Informação - e Analista Judiciário - áreas Judiciária e Administrativa, especialidades em Medicina e em Tecnologia da Informação e para Oficial de Justiça Avaliador Federal. Foram abertas ainda vagas em cadastro reserva para áreas de Contabilidade, Arquivologia, Biblioteconomia, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Estatística, Medicina e Psicologia.

Os candidatos foram avaliados em etapas objetiva, para todas as funções, e discursiva, apenas para Analista. Foram 120 questões de Conhecimentos Básicos e Conhecimentos Específicos do tipo certo e errado, com atribuição de um ponto por acerto, um ponto negativo por erro e zero pontos em caso de marcação dupla ou ausência de marcação. A redação foi composta de texto dissertivo de até 30 linhas, valendo 20 pontos. Saiba mais no edital.