Já podem ser consultados os gabaritos preliminares das provas que ocorreram no último domingo do grande concurso público realizado pela Fundação Nacional do Índio - FUNAI, em 2016. A seleção teve mais de 40 mil candidatos inscritos que buscam ingresso nas 220 vagas abertas no órgão em carreiras de nível superior. Os aprovados serão lotados nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima.

As provas objetivas estavam previstas inicialmente para o dia 7 de agosto, mas foram adiadas e remarcadas para o dia 28/8 pela ESAF. Os candidatos tiveram que responder questões sobre língua portuguesa, raciocínio lógico e quantitativo, direito constitucional e administrativo, legislação indigenista, informática básica, administração pública e conhecimentos específicos de cada área.

Do total de inscritos, 36.125 são para o cargo de Indigenista Especializado; 1.824 para Contador; 162 na função de Engenheiro Agrimensor; 1.212 para Engenheiro Civil e 1.558 inscritos para Engenheiro Agrônomo. Os salários iniciais estão fixados em R$ 5.345,02 para os cargos de Contador e Indigenista Especializado e R$ 6.330,31 para Engenheiros.

Gabaritos

Os gabaritos preliminares das provas do concurso da FUNAI foram publicados pela ESAF nesta segunda-feira, 29 de agosto, e podem ser conferidos juntamente com os cadernos de prova. Os recursos contra as questões e as respostas da prova poderão ser interpostos no prazo de dois dias úteis por formulário próprio no site da ESAF. Os resultados poderão ser consultados também no site Gabaritos Concursos, que acompanha as atualizações da banca.

Os aprovados na prova objetiva e melhores classificados, conforme número de candidatos descrito no edital, passarão por prova discursiva no dia 9 de outubro. Os resultados da etapa objetiva e a convocação para a prova discursiva sairão no dia 29 de setembro.

Já o resultado final do concurso é previsto para o dia 20 de janeiro de 2017. A validade da seleção para nomeação dos aprovados será de um ano, podendo ainda ser prorrogada pelo mesmo período, uma vez, pela FUNAI.