A Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PM-MG) aplicou no domingo, 13 de dezembro, as provas objetivas e dissertativas do concurso que irá selecionar 1.590 candidatos para ingresso no Curso de Formação de Soldados da PM, a ser realizado em 2016. A seleção busca provimento de vagas em cidades do interior do estado.

Do total de vagas ofertadas, 1.431 são para candidatos do sexo masculino e 159 para candidatas do sexo feminino. Aproximadamente 20 mil pessoas se inscreveram para participar da seleção.

A prova objetiva constou de 40 questões sobre Língua Portuguesa, incluindo estudo e interpretação de texto; Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Penal Militar, Noções de Estatística, Direitos Humanos e Legislação Extravagante.

O gabarito da prova objetiva será divulgado através do endereço eletrônico da PMMG no decorrer desta segunda-feira, 14 de dezembro, e poderá ser conferido também através do portal Gabaritos Concursos.

O certame ainda contará com fase de exames de saúde, teste de capacitação física, avaliações psicológicas e exame toxicológico.

O resultado preliminar das provas objetivas sairá na data prevista de 08 de janeiro de 2016. Já o resultado final e a convocação para matrícula estão previstos para o dia 22 de julho, com período de matrícula entre 25 e 27 de julho de 2016.

Para participar do concurso era exigido ensino superior completo em qualquer área de formação, sendo esta a primeira vez que o concurso para o cargo na corporação exige tal requisito. Além disso, candidatos devem ter altura mínima de 1,60m e ter nascido no período compreendido entre 28 de julho de 1986 e 28 de julho de 1998.

Após aprovados, a remuneração básica inicial para o Soldado de 2ª classe da PMMG é de R$ 3.049,05. Confira mais detalhes no edital nº 10/2015. que rege o concurso.

O curso de Formação de Soldados (CFSd) para o QPPM funcionará em Unidades do Interior do Estado de acordo com as regiões para as quais concorrer e terá duração de 9 meses, com início previsto para 28 de julho de 2016, em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após as 18:00 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

O concurso terá validade de 30 dias, prorrogáveis uma única vez e por igual período, contados da data do resultado final/homologação.