A Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG) divulgou os gabaritos preliminares das provas objetivas do grande concurso público para Soldados. A oferta é de 1.560 vagas para ingresso na corporação, onde 58 mil candidatos se inscreveram na disputa.

30/06/2018
30/07/2018
02/09/2018
R$ 3.276,74
1.560
03/09/2018
Anexos

As provas foram realizadas nas cidades de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas.

A etapa teve 40 questões valendo 2,5 pontos cada sobre conteúdos de Língua Portuguesa, incluindo estudo e interpretação de texto; Direito Penal; Direito Constitucional; Direito Penal Militar; Estatística; Direitos Humanos; e Legislação Extravagante. O tempo de duração das provas foi de 3 horas e será eliminado do concurso o candidato que não obtiver o mínimo de 60% do total de pontos da prova (24 acertos) - veja mais no edital.

Gabaritos PM-MG

Os gabaritos preliminares dos três tipos de provas foram publicados nesta segunda-feira, dia 3 de setembro. Confira:gabarito-pmmg-provaa.pdf

Gabaritos preliminares PM-MG Soldado 2018 - Tipo A

Gabaritos preliminares PM-MG Soldado 2018 - Tipo B

Gabaritos preliminares PM-MG Soldado 2018 - Tipo C

As respostas podem ser consultadas também por meio do site da PM - www.policiamilitar.mg.gov.br/crs. O prazo recursal será de dois dias úteis, contados a partir da data de sua divulgação. O resultado preliminar da etapa objetiva sairá no dia 4 de outubro.

As etapas seguintes serão compostas de avaliações psicológicas, realizadas em Belo Horizonte, Contagem ou Betim, por clínicas psicológicas credenciadas e supervisionadas pela PM-MG; avaliação física militar, composta de avaliação médica/controle fisiológico e do teste de capacitação física; exames preliminares de saúde, realizados pela PM-MG, em Belo Horizonte, na Academia de Polícia Militar; e exames complementares de saúde, realizados em laboratórios, clínicas ou hospitais credenciados pelo Sistema de Saúde PMMG-CBMMG-IPSM; e exame toxicológico, com janela de detecção de 180 dias. 

O resultado final da seleção para as vagas a serem lotadas na região metropolitana sai em 1º de fevereiro e 2019; já para as vagas do interior será publicado em 10 de maio. A validade da seleção será de 30 dias após a homologação, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Veja o edital de abertura do concurso.

O concurso abre vagas masculinas e femininas na capital e no interior, nas unidades de Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas.

Os candidatos à função de Soldado devem ter escolaridade superior em qualquer área de formação, idade entre 18 e 30 anos na data de inclusão e estatura mínima de 1,60m. O Soldado de 2° Classe irá exercer atividade estudantil em regime de dedicação integral e outras atividades internas e externas atreladas à sua formação. A remuneração será de R$ 3.278,74 e a progressão para Soldado de 1° Classe irá ocorrer após a aprovação no curso, que terá sete meses de duração e tem começo previsto para 20 de maio.

Já o Soldado de 1° Classe irá realizar policiamento ostensivo fardado; executar atividades operacionais diversas; atender e solucionar ocorrências policiais de modo a manter ou restabelecer a ordem pública; redigir boletins de ocorrência, relatórios e outros documentos administrativos; estabelecer contatos com a comunidade, envolvendo-a na promoção da segurança pública; formular diagnóstico de segurança pública de seu subsetor de responsabilidade; pautar suas ações em preceitos éticos, técnicos e legais; conduzir viaturas da PM-MG em qualquer categoria de CNH, se habilitado e credenciado.

Anexos