Atenção concurseiros! Vem aí um grande concurso público na Polícia Civil do Distrito Federal. O governador, Ibaneis Rocha, comunicou nesta terça-feira, 19 de fevereiro, em nota oficial divulgada pela Agência de Brasília, que o edital do novo concurso público da Polícia Civil (PC-DF) deverá sair até o fim de abril e abrangerá os cargos de Agente e Escrivão.

A expectativa é da oferta de 1.800 vagas. Embora a autorização publicada em 1º de agosto do ano passado seja apenas para o preenchimento de 300 postos para o cargo de Escrivão, a expectativa é de que agora sejam autorizadas mais 1.500 oportunidades para a carreira de Agente, como já noticiado aqui no Ache Concursos.

O processo de autorização para Agentes encontra-se na Secretaria de Estado da Fazenda, Planejamento, Orçamento e Gestão do DF. Ao que tudo indica, após o aval do governador, a seleção poderá sair já nos próximos meses, assim que houver a contratação da banca organizadora.

Na mesma ocasião do anúncio do novo concurso, Ibaneis citou que vai equiparar os salários da Polícia Civil-DF com os ofertados pela Polícia Federal (PF). O reajuste será de 37%, subsidiado de forma gradual e feito em seis parcelas, pagas nos meses de abril e setembro de cada ano, de 2019 a 2021. O impacto previsto na folha de pagamento neste primeiro ano deverá ser de R$ 96 milhões.

Sobre os cargos

O Agente de Polícia tem missão de realizar atividade de nível superior, envolvendo investigar atos ou fatos que caracterizem ou possam caracterizar infrações penais; assistir a autoridade policial no cumprimento das atividade de polícia judiciária; coordenar ou executar operações de natureza policial ou de interesse de segurança pública; executar intimações, notificações ou quaisquer outras atividades julgadas necessárias ao esclarecimento de atos ou fatos sob investigações; dirigir veículos automotores em serviços, ações e operações policiais; executar demais serviços de apoio à autoridade policial, além de outras atribuições inerentes ao cargo.

O Escrivão de Polícia tem missão de efetuar atividades de nível superior, com atribuições relativas ao cumprimento das formalidades legais de polícia judiciária necessárias aos inquéritos, processos administrativos e demais serviços cartorários de apoio a autoridade policial, além de outras atribuições inerentes ao cargo, previstas em legislação específica.

Veja os salários das carreiras na Polícia Civil-DF

Último concurso

O último concurso da PC-DF ocorreu em 2016, quando foram oferecidas 100 vagas para o cargo de perito criminal, sendo 20 para contratações imediatas e 80 para formar cadastro reserva de pessoal.

Antes disso, em 2015, a corporação havia realizado outro concurso, para o preenchimento de 417 postos de nível superior, sendo 170 para preenchimento imediato e 247 para formar cadastro reserva. As oportunidades, na ocasião, foram para os cargos de papiloscopista (com 50 vagas imediatas e 107 cadastros), perito médico legista (20 + 40 CR) e delegado de polícia (100 + 100 CR). Saiba mais no edital do concurso da PCDF 2016 para Perito