O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) tem mais um processo seletivo aberto neste ano. São 32 vagas temporárias disponibilizadas pelo edital 04/2017 nas funções de Agente Censitário Municipal e Agente Censitário Supervisor, visando a realização do Censo Agropecuário nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A atuação dos profissionais acontecerá nas cidades de Costa Rica-MS, Rio Negro-MS, São Gabriel do Oeste-MS, Campo Novo do Parecis-MT, Sapezal-MT, Canarana-MT, Gaúcha do Norte-MT, Querência-MT, Campos de Julho-MT, Comodoro-MT, Lucas do Rio Verde-MT Nova Mutum-MT, São José do Rio Claro-MT Santa Rita do Trivelato-MT, Rondolândia-MT, Ipiranga do Norte-MT Itanhangá-MT, Tapurah-MT e Nova Maringá-MT.

As inscrições já estão abertas e vão até o dia 8 de dezembro, sem cobrança de taxa de participação. A realização das inscrições acontece apenas de forma presencial, nas cidades onde acontecerá o provimento das vagas. Os endereços são:

- Costa Rica-MS: Rua Josina Garcia de Melo, 239 - Centro;
- Ribas do Rio Pardo-MS: Rua Carlos Anconi, 560 - Sindicato Rural - Vista Alegre;
- São Gabriel do Oeste-MS: Rua Martimiano Alves Dias, 1211 - Centro;
- Campo Novo do Parecis-MT: Avenida Brasil, Esquina com a Rua Porto Velho, Número 1529 - Centro;
- Canarana-MT: Rua Barra do Garças - 207 - Centro;
- Comodoro-MT: Av. Paraná, 147 E - Centro;
- Nova Mutum-MT: Avenida das Seriemas, 1342 - W Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente Bairro Bela Vista;
- Rondolândia-MT: Rua José Raimundo Silva, SN - Centro;
- Tapurah-MT: Av. Rio de Janeiro, 125 - Centro.

A função de Agente Censitário Supervisor tem exigência de escolaridade média e oferece salário de R$ 1.600,00. As atividades do profissional incluem planejar, organizar, gerenciar e acompanhar a execução da coleta de dados realizada pelos Recenseadores, fazendo uso dos sistemas disponibilizados e de visitas em campo, quando necessárias, para garantir a cobertura da área territorial, o cumprimento dos prazos e a qualidade das informações coletadas; acompanhar os Recenseadores em campo para esclarecer as dúvidas quanto à identificação dos limites dos setores censitários e percursos; auxiliar os Recenseadores na solução dos casos de recusa/resistência de informantes em atendê- los; colaborar na organização e administração do Posto de Coleta; realizar carga e descarga dos dispositivos móveis de coleta dos Recenseadores; fazer registros administrativos e de controle da coleta de dados; e fazer uso dos relatórios gerenciais e adotar as providências necessárias para corrigir as falhas observadas.

Para Agente Censitário Municipal a remuneração é de R$ 1.900,00 e também é requerido nível médio. Dentre as atribuições da função estão instalar, organizar e zelar pelo Posto de Coleta, adotando providências para garantir seu adequado funcionamento; conhecer a área geográfica e os setores censitários dos municípios de sua área de atuação; ter pleno conhecimento de todas as instruções e conceitos contidos nos manuais técnicos e operacionais; coordenar todas as atividades censitárias e orientar os trabalhos das equipes de campo de sua área de atuação, obedecendo às instruções técnicas, operacionais, administrativas e de informática estabelecidas nos manuais e normas vigentes, sob orientação superior; organizar e definir as áreas de atuação de cada Agente Censitário Supervisor e seus respectivos setores censitários, observando as recomendações e critérios de seus superiores; providenciar para que os mapas das áreas a serem pesquisadas sejam afixados em local visível no Posto de Coleta; e organizar, com os Agentes Censitários Supervisores, o treinamento dos Recenseadores, atuando como instrutor.

Os contratados receberão auxílio-alimentação, férias e 13º salário proporcionais. Os contratos terão a duração de 30 dias, com a possibilidade de prorrogação por até sete meses.

A avaliação dos candidatos acontece por meio de análise de titulação, valendo 10 pontos. Serão pontuados diploma de ensino médio, curso superior incompleto e completo. O resultado preliminar da análise sai em 12 de dezembro e haverá interposição de recursos entre os dias 12 e 13/12. O resultado final está previsto para 14 de dezembro. As contratações acontecem a partir de 15/12 - veja o edital.