Foram divulgados nesta quarta-feira, 19 de outubro, os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2016. A informação é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o responsável pela coordenação do exame. O cartão estará disponível pela internet e também no aplicativo do Enem, disponível nas plataformas Android, iOS e Windows Phone.

O cartão de confirmação de inscrição, além do local, data e horário de prova, traz o número de inscrição do estudante, a opção de língua estrangeira e, quando for o caso, a indicação de atendimento especializado e específico e a solicitação de certificação do ensino médio. Para obter o cartão, o participante deve acessar o site do exame, na área destinada ao participante. É preciso informar CPF e senha. Veja o seu local de prova nendereço eletrônico do INEP

A aplicação das provas do Enem acontecerá em todos os estados do país e no Distrito Federal nos dias 05 e 06 de novembro de 2016, compostas de 4 provas objetivas e uma prova de redação, cada uma contendo 45 questões de múltipla escolha. Serão exigidos conhecimentos nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira - Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação); e Matemática e suas Tecnologias (Matemática). A abertura dos portões dos locais de prova acontecerá às 12h00min e o fechamento às 13h00min. A prova terá início às 13h30min e é importante estar atento ao horário de verão, já vigente em alguns estados.

Para evitar os já famosos atrasos, os candidatos podem fazer o caminho de casa até o local de prova antes da data do exame para conhecer o trajeto e evitar imprevistos. No dia da prova é recomendado chegar com antecedêcia ao local, lembrando que os portões abrem uma hora antes do início do exame.

A aplicação do exame contará com 5 mil coordenadores de equipes, 40 mil agentes (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros) e 60 batalhões militares. A seleção ainda terá o acompanhamento de 1.772 coordenadores estaduais e municipais, 33.336 mil coordenadores de locais de aplicação e assistentes, 476.040 chefes de salas e aplicadores, 20 mil aplicadores especializados e mil coordenadores de unidades prisionais e educativas, responsáveis pela aplicação do Enem para pessoas privadas de liberdade, que será realizado mais tarde, em 6 e 7 de dezembro.

O ENEM tem como finalidade a avaliação do desempenho escolar e acadêmico ao fim do Ensino Médio e sua nota é utilizada como critério de acesso ao Ensino Superior através do Sistema de Seleção Unificada - Sisu, oferecendo vagas em mais de 115 Instituições Públicas, e do Programa Universidade para Todos - ProUni, para Instituições privadas. A participação na prova ainda é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil - Fies, para participar do programa Ciência sem Fronteiras ou ingressar em cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica - Sisutec. Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do ensino médio.