O Exército Brasileiro, por meio do Departamento de Ensino e Cultura do Exército (DECEx) e por intermédio da Escola de Sargentos das Armas anuncia a abertura a partir desta quarta-feira, 20 de fevereiro, das inscrições no concurso público para admissão aos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos (concurso ESA) para ingresso nas Áreas Geral/Aviação, Música e Saúde. O curso de formação para os aprovados em todas as etapas do certame inicia em fevereiro de 2020 e tem término programado para dezembro de 2021.

O certame visa o ingresso de 1.100 candidatos de ambos os sexos nos cursos, sendo 1.000 vagas destinadas à área Geral/Aviação (900 para homens e 100 para mulheres), 60 vagas destinadas à área de Música e 40 para a área da Saúde.

As 1.000 vagas da área Geral/Aviação estão distribuídas entre as especialidades de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia, Comunicações, Material Bélico - Manutenção de Viatura Auto, Material Bélico - Manutenção de Armamento, Material Bélico - Mecânico Operador, Material Bélico - Manutenção de Viatura Blindada, Manutenção de Comunicações, Topografia, Intendência, Aviação - Manutenção, e Aviação - Apoio.

Na área de Música, as 60 vagas são para os instrumentos de Clarineta em MIB/ Clarineta em SIB (15 vagas), Fagote em dó/ Contra-Fagote em dó (1), Flauta transversal em dó/ Flautim em dó (2), Oboé em dó/ Corne-inglês (1), Saxhorne barítono em SIB/ Saxhorne baixo em SIB (7), Saxofone em MIB/ Saxofone em SIB (6), Tuba em MIB/ Tuba em SIB (4), Tímpanos, Bombo, Pratos, Tarol e Caixa Surda (2), Trombone Tenor em SIB (de vara)/ Trombone Baixo em SIB (de vara) (8), Trompa em Fá (2), e Trompete/Cornetim/Flueghorne (12).

Já para a área da Saúde, as 40 vagas são para a função de Técnico em Enfermagem. - confira mais detalhes no edital do concurso ESA 2019.

Requisitos

Podem participar do concurso candidatos que tenham escolaridade de nível médio completo; no mínimo, 17 e, no máximo, 24 anos de idade, para a área Geral/Aviação, e até 26 anos de idade para as áreas de Música e da Saúde (até o término do ano da matrícula); e, no mínimo, altura de 1,60m se do sexo masculino ou 1,55m se do sexo feminino; dentre outras exigências. Caso seja menor de 18 anos, o candidato deverá estar autorizado por responsável legal.

Os Cursos têm duração de 24 meses, com os primeiros 12 meses sendo realizados em uma das 12 Organizações Militares de Corpo de Tropa (OMCP), localizadas nas cidades do Rio de Janeiro-RJ, Juiz de Fora-MG, Recife-PE, Alegrete-RS, Jundiaí-SP, Pirassununga-SP, Pouso Alegre-MG, Campo Grande-MS, Fortaleza-CE, Blumenau-SC, Jataí-GO e Altamira-PA. Os 12 meses seguintes serão realizados na Escola de Sargentos de Logística, no Rio de Janeiro-RJ, na Escola de Sargentos, em Três Corações-MG, ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército, em Taubaté-SP.

Durante os CFGS, o aluno recebe uma ajuda de custo para moradia, alimentação e assistência médica, odontológica e psicológica. Após formação no curso, o aprovado é declarado 3º Sargento e receberá uma remuneração de R$ 3.825,00, de acordo com o estipulado pela tabela de salários dos militares. Os militares que concluírem com aproveitamento os Cursos de Formação e Graduação de Sargentos receberão, ainda, diploma de graduação em Nível Superior Tecnológico.

Inscrição e provas da ESA

As inscrições no concurso deverão ser realizadas entre os dias 20 de fevereiro e 20 de março, pela internet, no site - www.esa.eb.mil.br. O valor da taxa será de R$ 95,00. No ato da inscrição, o candidato deverá optar pelo local de realização da prova objetiva.

O concurso será composto de várias etapas de avaliação, sendo: prova objetiva, para todos os inscritos, constituída de quatro partes para a área Geral/Aviação e de cinco partes para as áreas de Música e Saúde; prova de Português com questão única discursiva - prova de redação, para todas as áreas; valoração de títulos, da qual participarão apenas os candidatos aprovados na prova objetiva; exame de habilitação musical para os candidatos da área de Música; inspeção de saúde (IS); e exame de aptidão física. - veja os detalhes no edital.

A prova objetiva será realizada no dia 4 de agosto, das 13 horas às 17 horas, nas Organizações Militares descritas no edital, em locais a serem divulgados pelo Exército no dia 22 de julho. Os gabaritos sairão no dia 6 de agosto, e os resultados da prova objetiva estão previstos para serem divulgados até o dia 11 de outubro.

O concurso terá validade apenas para o ingresso em 2020, encerrando 15 dias após a data de incorporação dos aprovados.