As inscrições para participar do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, se encerraram no dia 20 de maio e as dúvidas agora são a respeito dos locais em que cada candidato deverá realizar suas provas. De acordo com o Ministério da Educação, foram mais de 8,6 milhões de candidatos inscritos, na tentativa de alcançar nota suficiente para concorrer a uma bolsa de estudos no ProUni, para ter a chance de se inscrever no Fies, ou mesmo para participar de outros programas do Governo Federal que podem ser acessados por meio das notas no exame.

As provas da seleção serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é o responsável pelo andamento do certame. A aplicação do exame contará com cinco mil coordenadores de equipes, 40 mil agentes (Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros) e 60 batalhões militares.

A seleção ainda terá o acompanhamento de 1.772 coordenadores estaduais e municipais, 33.336 mil coordenadores de locais de aplicação e assistentes, 476.040 chefes de salas e aplicadores, 20 mil aplicadores especializados e mil coordenadores de unidades prisionais e educativas, responsáveis pela aplicação do Enem para pessoas privadas de liberdade, que será realizado mais tarde, em 6 e 7 de dezembro.

Local de prova

Os locais de prova do ENEM 2016 serão divulgados nesta quarta-feira, 19 de outubro, pelo endereço eletrônico do INEP, onde o candidato deve inserir os seus dados de login. Ao chegar à página seguinte, será possível checar se a inscrição no processo foi concluída com sucesso, e imprimir o Cartão de Confirmação, que contém os locais de prova de cada candidato. É nesta página também, que o candidato deverá confirmar seus dados de identificação, caso estejam corretos desde a inscrição. O INEP iria divulgar os locais de prova no dia 18 de outubro, mas resolveu adiar a publicação para o dia 19.

No endereço do Inep também será disponibilizado aos inscritos o acesso ao programa Hora do Enem, que tem programação especial da TV Escola, vídeo-resoluções de questões das provas antigas, videoaulas e simulados on-line, além da possibilidade de criar um plano de estudos adequado a cada cada necessidade até a data das provas do Enem.

Provas

A aplicação das provas do Enem acontecerá em todos os estados do país e no Distrito Federal nos dias 05 e 06 de novembro de 2016 e elas serão compostas de 4 provas objetivas e uma prova de redação, cada uma contendo 45 questões de múltipla escolha. Serão exigidos conhecimentos nas áreas de Ciências Humanas e suas Tecnologias (História, Geografia, Filosofia e Sociologia); Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Química, Física e Biologia); Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira - Inglês ou Espanhol, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação); e Matemática e suas Tecnologias (Matemática). Veja o edital do Enem.

No primeiro dia (05/11) ocorrerão as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos. Já no segundo dia (06/11) é a vez das provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

A abertura dos portões dos locais de prova acontecerá às 12h00min e o fechamento às 13h00min. A prova terá início às 13h30min.