O Programa Mães de Pernambuco terá novidades em breve. Parte integrante do Pernambuco Sem Fome ele está prestes a iniciar seus pagamentos mensais agora em maio. são mães ou responsáveis por crianças de 0 a 6 anos (72 meses) no estado.

Por meio da Lei 18.432/2023, que instituiu o Pernambuco Sem Fome, o valor a ser pago será de R$ 300,00 mensais por família beneficiada, independente do número de filhos que ela tenha, dinheiro que virá do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza.

Quem recebe o programa Mães de Pernambuco?

Para receber o Mães de Pernambuco, as mulheres devem cumprir os seguintes requisitos simultaneamente e estar entre as 100 mil famílias mais vulneráveis do estado:

  • Residir em Pernambuco;
  • Ser beneficiária do Programa Bolsa Família com cadastro atualizado;
  • Ser a responsável familiar;
  • Estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos (72 meses) de idade;
  • Não possuir emprego formal.

A qualquer tempo, caso a família não atenda mais aos requisitos acima, a mulher perderá o benefício.

Em caso de mudanças na renda, situação de trabalho, endereço ou dados pessoais da família, a atualização deve ser feita nos postos de atendimento, como os Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou unidades exclusivas do Cadastro Único (CadÚnico).

Como saber se tenho direito ao Mães de Pernambuco?

Para verificar a elegibilidade ao benefício, as mulheres podem acessar o site www.maesdepernambuco.pe.gov.br, informando apenas:

  • Número de Identificação Social (NIS)
  • Data de nascimento.

O sistema indicará se têm direito ao programa, e, se selecionada, deve confirmar a inscrição no mesmo site. Caso não possam acessar o site, podem procurar o CRAS mais próximo para orientações.

Quando começam os pagamentos?

O pagamento está programado para começar na primeira quinzena de maio de 2024 para todas as beneficiárias, que receberão o valor em um cartão personalizado do programa, vinculado a suas contas bancárias.

O programa Mães de Pernambuco oferece R$ 300,00 mensais, independentemente do número de crianças, e o benefício é interrompido caso algum dos critérios deixe de ser atendido.

Mulheres na fila de espera do Bolsa Família devem aguardar a liberação desse benefício para se tornarem elegíveis ao Mães de Pernambuco.