O Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM), na qualidade de Organização de Coordenação e Execução Geral (OCEG), realizará concurso público para provimento de 64 vagas para ingresso no Corpo de Engenheiros da Marinha (CPCEM) em 2018.

As 64 vagas são destinadas às áreas de Arquitetura e Urbanismo (2); Engenharia Cartográfica (3); Engenharia Civil (4); Engenharia de Armamento (1); Engenharia de Materiais (2); Engenharia de Produção (4); Engenharia de Sistemas de Computação (4); Engenharia de Telecomunicações (3); Engenharia Elétrica (10); Engenharia Eletrônica (7); Engenharia Mecânica (9); Engenharia Mecatrônica (3); Engenharia Naval (5); Engenharia Nuclear (4); Engenharia Química (3). Os interessados devem ter formação superior na área, menos de 36 anos de idade no primeiro dia do mês de janeiro 2019 e bons antecedentes de conduta.

O ingresso no CEM ocorrerá no posto de Primeiro-Tenente, após o candidato obter a aprovação em todas as fases da seleção inicial e ter sido aprovado em todas as fases do CFO, que tem soldo de R$ 8.245,00 fixado na remuneração dos militares. O candidato aprovado e classificado na Seleção Inicial realizará o Curso de Formação de Oficiais, no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), no Rio de Janeiro.

O Curso tem por finalidade o preparo do candidato para o exercício de cargos e funções em Organizações Militares da Marinha, situadas em qualquer Unidade da Federação, de acordo com as suas qualificações e atendendo à conveniência do serviço, por meio da necessária instrução militar-naval. O curso tem período de adaptação de, aproximadamente, 3 semanas e uma etapa básica, compreendendo as atividades previstas nos respectivos currículos. Durante esse curso, o Guarda-Marinha perceberá remuneração atinente à sua graduação, como previsto na Lei de Remuneração dos Militares, além de serem proporcionados alimentação, uniforme, assistência médico-odontológica, psicológica, social e religiosa.

Inscrições

Os candidatos interessados poderão realizar as inscrições no site da Marinha - www.ingressonamarinha.mar.mil.br, a partir das 8h do dia 21 de março às 23h59min do dia 16 de abril de 2018. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120,00, que deverá ser pago até o dia 26 de abril.

As inscrições poderão ser realizadas também nas Organizações Militares da Marinha Responsáveis pela Execução Local (OREL) relacionadas, nos mesmos dias citados acima, entretanto das 8h às 16h.

O certame é constituído das seguintes etapas: prova objetiva e discursiva; redação; tradução de texto; verificação de dados biográficos; inspeção de saúde; teste de aptidão física; avaliação psicológica; verificação de documentos; e prova de títulos. Já o curso de formação de oficiais (CFO) é composto de: período de adaptação; e curso de formação propriamente dito.

As provas serão realizadas em duas fases, na primeira é aplicada a prova objetiva de conhecimentos profissionais e uma redação, que terão duração de 4 horas. A prova será constituída de 20 questões. Na segunda fase será aplicada uma prova escrita discursiva de conhecimentos profissionais e uma tradução de texto, que terão duração de 5 horas.

As provas objetivas serão aplicadas nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Vila Velha (ES), Salvador (BA), Natal (RN), Olinda (PE), Fortaleza (CE), Belém (PA), Amapá (AP), Piauí (PI), Santarém (PA), São Luís (MA), Rio Grande (RS), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Ladário (MS), Cuiabá (MT), Brasília (DF), São Paulo (SP) e Manaus (AM) em dia e local a serem divulgados no dia 23 de abril de 2018.

O prazo de validade do concurso terminará no dia 1º de março de 2019, quando inicia o curso dos aprovados dentro do número de vagas. Veja o edital do concurso Marinha 2018 (CP-CEM) para Engenheiros.