Saíram dois novos editais de concurso público para ingresso na Marinha do Brasil. O órgão divulgou no Diário Oficial da União de 17 de maio, as normas das seleções que preencherão 20 vagas para Ingresso nos Quadros Complementares de Oficiais (CP-QC-CA/FN) e Capelães (CP-CAPNAV).

Os aprovados em todas as etapas serão convocados para o curso de formação que dura 39 semanas no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW), situado na Ilha das Enxadas (Baía de Guanabara), na cidade do Rio de Janeiro, ocupando o posto de Guarda-Marinha, que tem remuneração de R$ 6.550,00. Após a aprovação no curso, o ingressante será nomeado Oficial, no posto de Segundo-Tenente, e terá soldo na faixa de R$ 9.000,00.

Oficiais da Armada e Fuzileiros

Para o quadro complementar de Oficiais da Armada (QC-CA) são oferecidas 7 vagas nas áreas de Eletrônica (2), Máquinas (1) e Sistemas de Armas (2); e para o quadro de Fuzileiros Navais (QC-FN), há especialidades de Eletrônica (2), Máquinas (3), Sistemas de Armas (2) e Educação Física (2).

As vagas são destinadas a candidatos que possuam escolaridade de nível superior em curso de Bacharelado, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). As vagas são exclusivas para candidatos do sexo masculino, que sejam brasileiros natos, e que tenham menos de 29 anos de idade no dia 1º de janeiro do ano do curso (2018). Para fazer a inscrição, o candidato deve acessar os endereços eletrônicos www.ensino.mar.mil.br ou www.ingressonamarinha.mar.mil.br até 26 de junho de 2017.

O concurso constará de prova escrita objetiva com 50 questões de conhecimentos profissionais, inglês e redação; inspeção de saúde, prova de títulos e teste de aptidão física para os candidatos aptos na inspeção de saúde. As provas acontecerão nas cidades do Rio de Janeiro/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Natal/RN, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, São Luís/MA, Rio Grande/RS, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Ladário/MS, Brasília/DF, São Paulo/SP e Manaus/AM, em dia, local e horário a serem divulgados a partir do dia 17 de julho - veja o edital.

Capelães

Para o Quadro de Capelães (CP-CAPNAV) são 6 vagas abertas, sendo 4 para Sacerdote da Igreja Católica Apostólica Romana, 1 para Pastor da Igreja Assembleia de Deus e 1 para Pastor da Igreja Batista. Os interessados devem ter curso de formação Teológica regular de Nível Universitário, reconhecido pela autoridade eclesiástica de sua religião e possuir, pelo menos, 3 anos no exercício de atividades pastorais, como Sacerdote ou Pastor, além de ter de 30 a 39 anos de idade.

Os capelães devem fazer sua inscrição entre os dias 22 de maio e 19 de junho de 2017, pela internet, no site da Marinha - www.ensino.mar.mil.br.

A seleção dos inscritos terá prova escrita objetiva de conhecimentos profissionais e redação, além de Inspeção de Saúde, prova de títulos e teste de aptidão física. As provas serão realizadas nas cidades de Rio de Janeiro/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Natal/RN, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, São Luís/MA, Rio Grande/RS, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Ladário/MS, Brasília/DF, São Paulo/SP e Manaus/AM em datas a serem informadas a partir do dia 06 de julho.