A Marinha do Brasil abriu nesta terça-feira, 14 de março, o novo concurso que busca preencher 36 vagas na carreira de Sargento Músico. O Comando de Pessoal de Fuzileiros Navais da Marinha (CpesFN) seleciona candidatos de ambos os sexos com escolaridade média, idade entre 18 e 24 anos e estatura entre mínima 1,54m e 2,00m.

Há uma vaga para Cantor Tenor, uma vaga para Cantora Soprano, sete vagas para Clarinete em Sib, duas vagas para Saxofone Alto em Mib, duas vagas para Saxofone Tenor em Sib, uma vaga Saxofone Barítono em Mib, seis vagas para Trompete em Sib, duas vagas Trompa em Fá, quatro vagas para Trombone Tenor em Dó, três vagas para Euphonium em Sib, três para Tuba em Sib e quatro para Percussão/Bateria.

O prazo de inscrições fica aberto entre os dias 3 e 28 de abril, no site da Marinha: www.mar.mil.br/cgcfn. A taxa de participação é de R$ 44,00, com isenção prevista para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico) e membros de família de baixa renda.

Os candidatos serão avaliados em sete etapas, começando pelo exame de escolaridade, que acontece em 1° de julho. O resultado da etapa sai a partir de 28 de julho. Veja o edital do certame

Além dessa etapa, haverá aplicação de prova prática de música, a ser realizada entre 14 de agosto e 1° de setembro; verificação de dados biográficos, com entrega de questionário em 28 de setembro; exame psicológico, entre 2 de outubro de 10 de novembro; inspeção de saúde, entre 9 de outubro e 1° de novembro; teste de suficiência física, entre 23 de outubro e 17 de novembro. O resultado final do concurso sai a partir de 7 de dezembro.

A apresentação dos aprovados está prevista para 8 de janeiro de 2018 e o curso de formação acontece entre 15 de fevereiro e 1° de junho de 2018. Durante o curso, o praça Especial recebe a remuneração prevista para a sua graduação pela Lei de Remuneração dos Militares, além de receber alimentação, uniforme e assistência médico-odontológica. Depois da formatura, o candidato é declarado 3º Sargento e terá remuneração de R$ 3.550,00. O curso será conduzido em regime de internato e dedicação exclusiva até a formatura, de acordo com currículo aprovado pela Diretoria de Ensino da Marinha e normas específicas em vigor no Corpo de Fuzileiros.

O concurso será válido apenas até a data da matrícula. Confira ainda o calendário das seleções da Marinha em 2017