O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) tem inscrições abertas para dois concursos no cargo de Secretário Auxiliar. Os editais publicados pelo órgão dão conta da abertura de duas vagas imediatas, mais formação de cadastro reserva na função que exige escolaridade fundamental. A lotação irá acontecer nas comarcas de Ceres e Cachoeira Dourada.

As inscrições vão até o dia 27 de junho para concorrer na comarca de Cachoeira Dourada-GO e até o dia 5 de julho em Ceres-GO, podendo ser efetivadas pelo site do MP-GO: www2.mp.go.gov.br. A taxa de participação é de R$ 62,02, com isenção prevista para quem estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Cadúnico).

O salário inicial da função é de R$ 2.926,34, somando ainda benefícios de auxílio-alimentação, auxílio-transporte e auxílio-creche, por 40 horas de trabalho semanais. Dentre as atribuições do profissional, estão: auxiliar no planejamento; execução e avaliação de planos, projetos, programas e pesquisas da administração superior do Ministério Público e dos órgãos de execução; auxiliar no atendimento ao público; receber, autuar e controlar a tramitação de processos administrativos e judiciais atinentes à unidade ou órgão; organizar preencher e manter os livros obrigatórios da unidade ou órgão; controlar a emissão e o recebimento de expedientes; entre outros.

A aplicação das provas está prevista para 22 de julho no município de Cachoeira Dourada-GO e para 20 de agosto em Ceres-GO. Serão 50 questões de Língua Portuguesa, Matemática, História do Brasil, Geografia, Informática Básica e Organização do Ministério Público. Haverá também prova discursiva, contendo duas questões que avaliarão o conhecimento do candidato sobre as tarefas típicas do cargo, assim como das funções e da organização do MP-GO, devendo ter entre cinco e 15 linhas. No mesmo dia, o concurso terá aplicação de prova de redação, que consistirá na elaboração de um texto dissertativo ou descritivo, tendo entre 15 e 30 linhas, sobre um tema formulado pela Banca Examinadora.

Haverá ainda análise de titulação, com convocação em 4 de setembro para Cachoeira Dourada e em 6 de outubro para Ceres. Valem pontos diploma de curso de graduação; de especialização, com carga horária mínima de 360 horas aula; de mestrado ou de doutorado; tempo de serviço público em cargo efetivo do Ministério Público, em qualquer ramo do MP; e tempo de serviço público em cargo efetivo. 

A validade dos certames será de dois anos a partir da homologação do resultado, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período. Veja o edital de abertura do concurso.