Nem só de livros, leituras, resolução de questões, simulados e de provas vive o concurseiro. Entre uma maratona e outra é necessário ter um tempinho para o lazer. E que tal juntar o útil ao agradável? Melhor do que aproveitar o tempo livre para fazer algo prazeroso é ter esse período como um aliado. A vida, de uma forma geral, não costuma ser fácil. Para os concurseiros então, parece que ela os coloca em teste o tempo todo. Em meio as rotinas de estudos, as provas e a aprovação que demora chegar o desânimo é uma flecha certeira ao candidato. Por isso, para driblar esse rival e ainda aproveitar o tempo livre, nada melhor do que escolher um filme motivador para assistir. Para lhe ajudar nessa tarefa, preparamos uma lista com 11 filmes disponíveis no Netflix e que funcionarão como uma injeção de ânimo e inspiração. Confira a seguir.

1. Sete vidas - 2008 (2h 03min)

Direção: Gabriele Muccino

Elenco: Will Smith, Rosario Dawson, Woody Harrelson 

Gênero: Drama

Nacionalidade: Eua

Ben Thomas (Will Smith) é um agente do imposto de renda que possui um segredo trágico. Por conta disso, ele é um homem que tem um grande sentimento de culpa, o que faz com que salve as vidas de completos desconhecidos. Porém, tudo muda quando ele conhece Emily Posa (Rosario Dawnson), pela primeira vez é Ben quem tem a chance de ser salvo.

2. À procura da felicidade - 2007 (1h 58min)

Direção: Gabriele Muccino

Elenco: Will Smith, Thandie Newton, Jaden Smith 

Gêneros Comédia dramática, Biografia

Nacionalidade: EUA

Chris Gardner (Will Smith) é um pai de família que enfrenta sérios problemas financeiros. Apesar de todas as tentativas em manter a família unida, Linda (Thandie Newton), sua esposa, decide partir. Chris agora é pai solteiro e precisa cuidar de Christopher (Jaden Smith), seu filho de apenas 5 anos. Ele tenta usar sua habilidade como vendedor para conseguir um emprego melhor, que lhe dê um salário mais digno. Chris consegue uma vaga de estagiário numa importante corretora de ações, mas não recebe salário pelos serviços prestados. Sua esperança é que, ao fim do programa de estágio, ele seja contratado e assim tenha um futuro promissor na empresa. Porém seus problemas financeiros não podem esperar que isto aconteça, o que faz com que sejam despejados. Chris e Christopher passam a dormir em abrigos, estações de trem, banheiros e onde quer que consigam um refúgio à noite, mantendo a esperança de que dias melhores virão.

3. Poder além da vida - 2006 (1h 20min)

Direção: Victor Salva, Shalimar Reodica

Elenco: Scott Mechlowicz, Nick Nolte, Amy Smart 

Gênero: Drama

Nacionalidade: EUA

Dan Millman (Scott Mechlowicz) é um talentoso ginasta adolescente que sonha em participar das Olimpíadas. Ele tem tudo o que um garoto da sua idade pode querer: troféus, amigos, motocicletas e namoradas. Certo dia seu mundo vira de pernas para o ar, quando conhece um misterioso estrangeiro chamado Socrates (Nick Nolte). Depois de sofrer uma séria lesão, Dan conta com a ajuda de Socrates e de uma jovem chamada Joy (Amy Smart). Ele descobrirá que ainda tem muito a aprender e que terá de deixar várias coisas para trás a fim de que possa se tornar um guerreiro pacífico e assim encontrar seu destino.

4. O lobo de Wall Street - 2014 (2h59min)

Direção: Martin Scorsese

Elenco: Leonardo DiCaprio, Jonah Hill, Margot Robbie mais

Gêneros: Biografia, Drama, Policial

Nacionalidade: Eua

Durante seis meses, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) trabalhou duro em uma corretora de Wall Street, seguindo os ensinamentos de seu mentor Mark Hanna (Matthew McConaughey). Quando finalmente consegue ser contratado como corretor da firma, acontece o Black Monday, que faz com que as bolsas de vários países caiam repentinamente. Sem emprego e bastante ambicioso, ele acaba trabalhando para uma empresa de fundo de quintal que lida com papéis de baixo valor, que não estão na bolsa de valores. É lá que Belfort tem a ideia de montar uma empresa focada neste tipo de negócio, cujas vendas são de valores mais baixos mas, em compensação, o retorno para o corretor é bem mais vantajoso. Ao lado de Donnie (Jonah Hill) e outros amigos dos velhos tempos, ele cria a Stratton Oakmont, uma empresa que faz com que todos enriqueçam rapidamente e, também, levem uma vida dedicada ao prazer.

5. Homens de honra - 2001 (2h 08min)

Direção: George Tillman Jr.

Elenco: Robert De Niro, Cuba Gooding Jr., Charlize Theron 

Gênero: Drama

Nacionalidade: EUA

Carl Brashear (Cuba Gooding Jr.) veio de uma humilde família negra, que vivia em uma área rural em Sonora, Kentucky. Ainda garoto, no início dos anos 40, já adorava mergulhar, sendo que quando jovem se alistou na Marinha esperando se tornar um mergulhador. Inicialmente Carl trabalha como cozinheiro que era uma das poucas tarefas permitidas a um negro na época. Quando resolve mergulhar no mar em uma sexta-feira acaba sendo preso, pois os negros só podiam nadar na terça-feira, mas sua rapidez ao nadar é vista por todos e assim se torna um "nadador de resgate", por iniciativa do capitão Pullman (Powers Boothe). Quando Brashear solicita a escola de mergulhadores encontra o comandante Billy Sunday (Robert De Niro), um instrutor de mergulho áspero e tirânico que tem absoluto poder sobre suas decisões. No princípio Sunday faz muito pouco para encorajar as ambições de Brashear e o aspirante a mergulhador descobre que o racismo no exército é um fato quando os outros aspirantes brancos - exceto Snowhill (Michael Rapaport), que por isto foi perseguido por Sunday - se negam a compartilhar um alojamento com um negro. Mas a coragem e determinação de Brashear impressionam Sunday e os dois se tornam amigos quando Brashear tem de lutar contra o preconceito e a burocracia militar, que quer acabar com seus sonhos de se tornar comandante e reformá-lo.

6. A vida é bela - 1999 (1h 57min)

Direção: Roberto Benigni

Elenco: Roberto Benigni, Horst Buchholz, Marisa Paredes

Gêneros: Drama, Comédia, Guerra

Nacionalidade: Itália

Durante a Segunda Guerra Mundial na Itália, o judeu Guido (Roberto Benigni) e seu filho Giosué são levados para um campo de concentração nazista. Afastado da mulher, ele tem que usar sua imaginação para fazer o menino acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.

7. Gênio indomável - 1998 (2h 06min)

Direção: Gus Van Sant

Elenco: Matt Damon, Robin Williams, Ben Affleck 

Gênero: Drama

Nacionalidade: EUA

Em Boston, um jovem de 20 anos (Matt Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.

8. Sem limites - 2011 (1h 45min)

Direção: Neil Burger

Elenco: Bradley Cooper, Robert De Niro, Abbie Cornish 

Gênero: Suspense

Nacionalidade: EUA

Eddie Morra (Bradley Cooper) sofre de bloqueio de escritor. Um dia, ele reencontra na rua seu ex-cunhado, Vernon (Johnny Whitworth), que lhe apresenta um remédio revolucionário que permite o uso de 100% da capacidade cerebral. O efeito é imediato em Eddie, pois ele passa a se lembrar de tudo que já leu, ouviu ou viu em sua vida. A partir de então ele consegue aprender outras línguas, fazer cálculos complicados e escrever muito rapidamente, mas para manter este ritmo precisa tomar o remédio todo dia. Seu desempenho chama a atenção do empresário Carl Van Loon (Robert De Niro), que resolve contar com sua ajuda para fechar um dos maiores negócios da história.

9. Gladiador - 2000 (2h 35min)

Direção: Ridley Scott

Elenco: Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen 

Gêneros: Épico, Aventura, Drama, Ação

Nacionalidades: EUA, Reino Unido

Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris), o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano.

10. Duelo de titãs - 2001 (1h 54min)

Direção: Boaz Yakin

Elenco: Denzel Washington, Will Patton, Wood Harris mais

Gêneros: Drama, Histórico

Nacionalidade: EUA

Herman Boone (Denzel Washington) um técnico de futebol americano contratado para trabalhar no comando de um time universitário dividido pelo racismo, os Titãs. Inicialmente, Boone sofre preconceitos raciais por parte dos demais técnicos e até mesmo de jogadores do seu time, mas aos poucos ele conquista o respeito de todos e torna-se um grande exemplo para o time e também para a pequena cidade em que vive.

#Dica bônus

Agora se você quiser dar um pouco de risada a dica é o filme brasileiro O Concurso - 2013 (1h 27min)

Direção: Pedro Vasconcelos

Elenco: Danton Mello, Fábio Porchat, Sabrina Sato 

Gênero: Comédia

Nacionalidade: Brasil

O gaúcho Rogério Carlos (Fábio Porchat), o paulista Bernardinho (Rodrigo Pandolfo) e o cearense Freitas (Anderson Di Rizzi) conseguiram se dar bem em um concurso público para se tornar juiz, mas ainda falta uma última etapa, que será realizada no Rio de Janeiro. Para isso, os três viajam para a Cidade Maravilhosa e lá encontram o quarto candidato, Caio (Danton Mello), um carioca que acaba colocando todos numa tremenda enrascada por conta da ideia de conseguir o gabarito faltando menos de 48 horas para o dia D. Para isso dar certo, todos precisarão lidar com a bandidagem e um deles acaba encontrando uma antiga namoradinha (Sabrina Sato) dos tempos da juventude. Aí, a confusão só aumenta e o dia da prova está chegando. Será que eles vão conseguir se dar bem?

E aí gostou das dicas? Esses são os 11 filmes disponíveis no Netflix que poderão dar um empurrãozinho para você não desanimar e muito menos desistir do seu objetivo maior. Se você tiver outros títulos nessa linha motivacional para nos indicar é só contar lá nos comentários. E lembre-se, ter momentos de relaxamento e descontração é tão importante quanto se dedicar aos estudos. Com sabedoria você consegue aliar o útil ao agradável e, assim, conquistar a sua aprovação.