Após abertura em março e posterior suspensão, a Polícia Judiciária Civil do estado do Mato Grosso (PJC-MT) retomará em julho o concurso público para a formação de cadastro reserva na função de Delegado de Polícia Substituto. A seleção havia sido suspensa temporariamente por definir idade mínima de 21 anos e máxima de 45 anos para ingresso no cargo, itens agora suspensos até a apreciação da ação que julgará o caso.

O novo período para inscrições fica aberto entre as 10 horas do dia 6 de julho e as 18 horas do dia 20 de julho de 2017, pelo site do Cespe/Cebraspe - www.cespe.unb.br. Os candidatos deverão pagar a taxa de participação de R$ 180,00 até o dia 17 de agosto. Veja o edital de reabertura.

Para se inscrever, o candidato deve ter graduação de nível superior de bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC). O salário inicial da carreira é de R$ 19.316,49 por jornada de trabalho de 40 horas semanais, com possibilidade de plantões noturnos e chamadas a qualquer hora, desde que justificada a necessidade.

Dentre as atividades do profissional estão: dirigir, coordenar, supervisionar, fiscalizar e controlar as atividades administrativas, logísticas e operacionais da unidade de sua direção; cumprir e fazer cumprir, no âmbito de sua competência, as funções institucionais de Polícia Judiciária Civil; instaurar e presidir inquéritos policiais, termos circunstanciados e outros procedimentos policiais, administrativos e disciplinares, no âmbito de sua competência.

Os candidatos serão avaliados em diversas etapas, a começar pelas provas escritas objetiva e dissertativa, previstas para 8 de outubro. Serão 80 questões objetivas de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos, mais cinco questões dissertativas abordando conteúdos de Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal e Legislação Complementar.

Outras etapas do concurso são a prova oral, que acontece entre 25 e 26 de novembro; prova de títulos, que tem entrega de documentação entre 27 e 28 de novembro; exame de saúde, a ser realizado entre 13 e 14 de janeiro de 2018; teste de aptidão física, previsto para os dias 31 de março e 1° de abril de 2018; e investigação social, que tem entrega de documentação entre os dias 20 e 21 de junho de 2018.

O concurso será válido por dois anos a partir de sua homologação, prazo que pode ser prorrogado uma vez pelo mesmo período.