A Alfândega da Receita Federal do Brasil localizada no Porto de São Luís, estado do Maranhão, está selecionando candidatos de nível superior em Engenharia para o cargo de Perito. O edital da seleção abre 14 vagas na função que terá remuneração de acordo com as tabelas constantes no Anexo Único da IN RFB nº 1.020, de 2010, e ficará a cargo do importador, do exportador, do transportador ou depositário, conforme o caso. 

As oportunidades são para profissionais formados em Engenharia, nas áreas Eletrônica, Mecânica, Química e Quantificação e Mensuração de Granéis Sólidos, Líquidos ou Gasosos, e os credenciados atuarão na prestação de assistência técnica, quando necessária e solicitada pela fiscalização aduaneira, no curso de procedimento fiscal, para fins de identificação de mercadorias diversas; quantificação/ mensuração de mercadorias a granel, importadas ou a exportar, transportadas ou a transportar, embarcadas, armazenadas ou a armazenar; emissão de laudos técnicos sobre o estado e o valor residual de bens. Veja o edital.

Inscrições

As inscrições no processo seletivo da Receita Federal devem ser feitas no prédio sede da Alfândega, que fica no Porto de Itaqui, entre os dias 12 e 23 de dezembro de 2016, das 08:30 às 11:00 a das 14:00 às 16:00, somente em dias úteis.

A seleção dos candidatos será feita por meio da mensuração de pontos, que serão computados a partir dos seguintes critérios:

- Tempo de atuação como perito credenciado pela unidade local;
- Tempo de experiência como empregado ou autônomo na área específica;
- Participação em cursos diretamente relacionados com a área de atuação;
- Curso de pós-graduação;
- Lato sensu, na área específica;
- Curso de especialização na área específica com carga horária de 60 horas aula.

No dia 30 de janeiro de 2017, acontece a divulgação do resultado preliminar da seleção, com a lista dos candidatos habilitados e não-habilitados. A relação será afixada no quadro de avisos que fica no prédio sede da Alfândega.

O credenciamento dos peritos selecionados neste seletivo será para o período de 01 de março de 2017 a 28 de fevereiro de 2019, prorrogável uma única vez, por igual período, a critério do chefe da Unidade local.