A Prefeitura de Teresina, no estado do Piauí, está em planejamento para realização de dois concursos públicos este ano, que deverão ofertar 144 vagas de Guarda Municipal e para Médico e Técnico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Fundação Hospitalar de Teresina (FHT).

Na manhã desta terça-feira, 18 de agosto, membros do Grupo de Formação da Guarda Municipal se reuniram na Câmara de Vereadores para solicitar a rapidez na alteração da Lei Complementar Nº 3.834, que prevê a reserva de 5% das vagas para pessoas com deficiência na Guarda.

O coordenador geral do Grupo, Samuel Silveira, solicitou celeridade na tramitação da matéria, uma vez que, segundo ele: "Nosso interesse é lançar o edital o mais rápido possível". E complementa: "Nossa previsão é que a guarda inicie sua atuação no início de 2016".

Além da exigência para reserva de vagas aos portadores de deficiência, também a matéria da proposta solicita seja exigido dos candidatos a apresentação da Carteira Nacional de Habitação (CNH). O concurso para Guarda, ainda, disponibilizará 20% das vagas para mulheres e as provas estão previstas para acontecer em outubro de 2015.

Os Guardas garantem a proteção ao patrimônio público, tais como hospitais, escolas, praças públicas e prédios onde funcionam órgãos da administração. A carga horária de trabalho é de plantões de 12 horas com folgas de 36 horas, prevendo remuneração de R$ 1.100,00.

Já para a Fundação Hospitalar de Teresina (FHT), o concurso ofertará 44 vagas para os cargos de Médico Clínico Geral, Médico Pediatra Técnico de Gesso e Técnico de Patologia Clínica para atuação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A presidente da FHT, Fátima Garcêz, informou que o concurso será executado pela Universidade Estadual do Piauí e que o contrato está sendo finalizado, devendo o edital ser divulgado dentro dos próximos dias.

Em 2011 a Prefeitura de Teresina realizou concurso para a área da saúde, tendo convocado profissionais de diversos cargos, mas, como não existem mais profissionais classificados para essas vagas, um novo certame será realizado. De 2013 até julho deste ano foram convocados 2.515 profissionais para cargos na área da saúde.

Em breve serão divulgados os editais aqui no Ache Concursos para acompanhamento dos candidatos.

*Com informações da Prefeitura Municipal de Teresina-PI