O Tribunal de Justiça do Estado do Ceará prepara novo concurso público para o fim de 2017 (concurso TJ-CE). Por meio de sua assessoria, o órgão prevê a abertura de 300 vagas em cartórios nas funções de Escrivão e Registrador, com exigência de escolaridade superior em Direito.

O certame para cartórios já tem comissão e banca organizadora definida, confirmando, em outubro, o Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (Ieses) como responsável pelo concurso. Estiverem na disputa pela realização do certame o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), o Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade), o Centro de Seleção de Promoção de Eventos (Cespe/Cebraspe) e o Instituto Brasileiro de Educação (Ibrae).

Agora, o próximo passo para a realização da seleção é a publicação do edital de abertura. Estão previstas avaliações que abordarão conhecimentos em Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Registros Públicos, Código de Organização Judiciária do Estado, Resoluções e Provimentos do Tribunal de Justiça e da Corregedoria Geral de Justiça, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal e Direito Processual Penal, além de Direito Comercial.

Últimos - O último concurso do tribunal teve abertura de 238 vagas em 2014 nas funções de Técnico Judiciário nas áreas Judiciária, Técnico-Administrativa, Desenho Auxiliado por Computador e Edificações e Analista Judiciário nas áreas Judiciária, Judiciária - Execução de Mandados, Administração, Arquitetura, Ciências Contábeis, Ciências da Computação, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica. O concurso foi realizado pelo Cespe/Cebraspe e teve 59.163 inscritos. Veja o edital.

Para cartórios, o último concurso do TJ-CE aconteceu em 2010. Foram 455 vagas e as avaliações incluíram prova objetiva, prova discursiva, prova prática, prova oral e prova de títulos.