O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo tem concurso aberto para 471 vagas de Escrevente Técnico Judiciário para lotação na 1ª Região Administrativa Judiciária do Estado de São Paulo. Edital lançado pela Vunesp divulga normas do concurso que preencherá cargo de nível médio no órgão, para lotação na região metropolitana do Estado, nos municípios de São Paulo, Diadema, São Bernardo do Campo, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André, São Caetano do Sul, Barueri, Carapicuíba, Jandira, Osasco, Santana da Parnaíba, Arujá, Guarulhos, Mairiporã, Santa Isabel, Brás Cubas, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Suzano, Cotia, Embu das Artes, Embu-Guaçu, Itapecerica da Serra, Itapevi, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista. O salário inicial da carreira é de R$ 3.878,07, mais auxílios para alimentação, saúde e transporte.

O novo edital divulgado teve algumas alterações no conteúdo programático comparado às seleções anteriores. Porém, quem já vinha se preparando com base no concurso anterior, também organizado pela Fundação Vunesp, está na frente da concorrência, que não deverá ser pequena. Em 2012, por exemplo, foram mais de 200.000 inscritos, gerando uma concorrência média de 194 candidatos por vaga. Na edição de 2010, o concurso teve 100.833 inscrições para 300 vagas - média de 336 por vaga - e em 2009, 323.071 inscritos para 500 vagas.

As inscrições no concurso foram abertas no dia 24/9 e vão até 24 de Outubro de 2014, devendo ser efetuadas exclusivamente via internet, no site da Fundação Vunesp - www.vunesp.com.br. A taxa de inscrição, igual a dos últimos concursos, é de R$ 50,00.

O Escrevente Técnico Judiciário tem como função dar andamento em processos judiciais e administrativos, atender ao público interno e externo, organizar e conferir documentos e controlar a guarda do material de expediente, entre outras atribuições. Das 471 vagas abertas no concurso, 400 serão para lotação na cidade de São Paulo, estando o restante distribuído entre os municípios citados acima.

Prepare-se já:

Curso online para Escrevente

O concurso deste ano avaliará os inscritos por meio de prova objetiva de multipla escolha, a ser aplicada no dia 7 de dezembro de 2014, e prova prática de digitação em segunda etapa. O certame que nas seleções anteriores teve apenas 80 questões, neste teve um aumento de 20 questões, totalizando 100 perguntas divididas em 3 blocos. A prova prática, que era apenas de digitação, agora compreenderá também formatação. Já a prova objetiva terá 24 questões de língua portuguesa (bloco I), 36 de conhecimentos em Direito (bloco II) e 40 questões de conhecimentos gerais (bloco III) divididas em: 4 questões de atualidades, 10 de matemática, 16 de informática e 10 de raciocínio lógico. Veja o edital.

As provas terão duração máxima de 4 horas para resolução das 100 questões, ou seja, o candidato deverá ser eficiente para conseguir resolver toda a prova no tempo proposto. Para ser aprovado, o candidato deverá acertar pelo menos 50% das questões de cada bloco. Porém, o simples fato de ser aprovado não gera direito a prosseguir na seleção, visto que o edital elenca que, para participar da prova prática, serão convocados apenas os primeiros 1.200 candidatos na Comarca da Capital e os primeiros 100 das outras Circunscrições Judiciárias para ampla concorrência, e os 60 primeiros na Capital e 5 melhores classificados nas demais regiões para vagas destinadas às pessoas com deficiência.

Alguns candidatos ao saberem do aumento de 20 questões da prova se assustaram, mas o que aconteceu é que o conteúdo de Português que versava de 30 de questões passou a ter 24; e conhecimentos em Direito que somava 38, caiu para 36. Os conteúdos que tiveram acréscimo de questões foram Matemática, que passou de 4 para 10; e Informática, que agora terá 16 questões, ante apenas 4 do último concurso. O conteúdo de Raciocínio Lógico (10 questões) é novo no concurso, e avaliará a habilidade do candidato em entender a estrutura lógica das relações arbitrárias entre pessoas, lugares, coisas e eventos fictícios, como também se o candidato identifica as regularidades de uma sequência, numérica ou figural, de modo a indicar qual é o elemento de uma dada posição, envolvendo áreas de estruturas lógicas, lógicas de argumentação, diagramas lógicos e sequências. Veja a prova do último concurso.

Em virtude de ações movidas por aprovados no último concurso e que ainda não foram nomeados, o Conselho Nacional de Justiça analisa o pedido de prorrogação da validade da última seleção, sendo que, caso haja parecer favorável, 54 remanescentes do concurso anterior terão prioridade no preenchimento das vagas abertas pelo TJ-SP.

A validade do concurso será de um ano, a contar da data de homologação do resultado final, prorrogável por igual período, a critério do Tribunal de Justiça.