Saiu o edital. O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF 2), que abrange os estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo anunciou o lançamento do edital do concurso público destinado ao provimento de 10 vagas de nível superior para o cargo de Juiz Federal Substituto da 2ª região.

Para concorrer é necessário ser bacharel em Direito há três anos, no mínimo, além de ter comprovação de tempo de atividade jurídica (3 anos) exercida após a obtenção do grau de bacharel em Direito. A remuneração da carreira é de R$ 27.500,17.

Do total de vagas ofertadas, o edital reserva 5% aos candidatos com deficiência e 20% aos candidatos negros.

Inscrição

As inscrições poderão ser realizadas a partir das 13 horas de 25 de julho de 2018 até as 14 horas de 23 de agosto de 2018, no endereço eletrônico do próprio órgão - www10.trf2.jus.br.

O TRF-2 tem abrangência no Rio de Janeiro - Tribunal Regional Federal da 2ª Região, Rua Acre 80, sala 805 (Biblioteca) - Centro, Rio de Janeiro/RJ; e no Espírito Santo: Justiça Federal de 1ª Instância - Seção Judiciária do Espírito Santo - Av. Marechal Mascarenhas de Moraes, 1.877, Térreo - Ilha de Monte Belo, Vitória/ES.

O valor da taxa de participação é de R$ 240,00 e doadores de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde podem pedir isenção da taxa.

Provas

O certame será composto das seguintes etapas de avaliação:

- Prova objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova discursiva, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova prática de sentença cível, de caráter eliminatório e classificatório;
- Prova prática de sentença criminal, de caráter eliminatório e classificatório;
- Sindicância da vida pregressa e investigação social, de caráter eliminatório;
- Exame de sanidade física e mental, de caráter eliminatório;
- Exame psicotécnico, de caráter eliminatório; 
- Prova oral, de caráter eliminatório e classificatório;
- Avaliação de títulos, de caráter classificatório.

A prova objetiva seletiva terá a duração de 5 horas e será aplicada na data provável de 23 de setembro de 2018, em locais ainda a serem divulgados. Serão 35 questões, para as matérias do Bloco I (Direito Constitucional, Direito Previdenciário, Direito Penal, Direito Processual Penal e Direito Econômico e de Proteção ao Consumidor); 35 questões para matérias do Bloco II (Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Empresarial e Direito Financeiro e Tributário); e 30 questões no Bloco III (Direito Administrativo, Direito Ambiental e Direito Internacional Público e Privado).

Será considerado habilitado na prova objetiva seletiva o candidato que obtiver o mínimo de 30% de acertos das questões de cada bloco, e com média final de, no mínimo, 60% de acertos do total da soma das notas nos três blocos. Os candidatos aprovados na prova objetiva seletiva, com antecedência mínima de 15 dias, serão convocados para realizarem as provas escritas, no período provável de 09 a 11 de novembro de 2018, com duração de 4 horas.

A prova discursiva valerá 4 pontos e terá 6 questões de livre escolha da Comissão de Concurso. Já a prova escrita de prática de sentença, consistirá na elaboração, em dias sucessivos, de 02 sentenças, uma civil e outra criminal.

O concurso público terá validade de até dois anos após a publicação de sua homologação final, podendo, a critério do TRF 2ª Região, ser prorrogado uma vez por igual período.

veja o edital do concurso TRF-2 2018 - Juiz

O último concurso do órgão para o cargo de Juiz Federal Substituto aconteceu em 2017 e ofertou 50 vagas imediatas na carreira.