O ano de 2016 começa com boas oportunidades para quem deseja seguir carreira na área pública e garantir sua estabilidade profissional. Mais de 65 concursos públicos e processos seletivos estão abrindo inscrições na primeira semana do ano para preencher mais de 7 mil vagas pelo país. Os salários chegam a R$ 27.500,00 no TRT de Minas Gerais para carreira de Juiz.

Os destaques ficam por conta de dois dos maiores concursos a serem realizados no país neste ano, INSS e IBGE, que deverão somar um grande número de candidatos. Os dois órgãos preencherão 1.550 vagas em várias cidades do Brasil e oferecem salários atrativos, com iniciais de até R$ 7.496,00. São Paulo e Rio de Janeiro são os estados com mais vagas.

Já em relação aos novos concursos que abrem inscrições neste dia 4, o estado com maior número de oportunidades é Minas Gerais, que soma 4 mil vagas em mais de 20 prefeituras. A tabela completa com todas as seleções e informações de cada certame você vê no fim da página.

Além do concurso do INSS que tem 950 vagas e do IBGE para 600 cargos pelo país, abrem prazo de inscrição os seguintes municípios/órgãos por estado:

Paraíba - Universidade Federal (UFPB) para contratação de 154 Técnicos Administrativos.

Minas Gerais - Corpo de Bombeiros (CMMMG) para 560 vagas de Soldados e Oficiais; Tribunal Regional do Trabalho (TRT-MG) com 19 vagas para Juiz; Prefeitura de Januária-MG, Prefeitura de Juvenília-MG, Prefeitura de Bocaiúva-MG, Prefeitura de Rio Pardo de Minas-MG, Prefeitura de Matias Cardoso-MG, Prefeitura de Boa Esperança-MG, Prefeitura de Miravânia-MG, Prefeitura de Córrego do Bom Jesus-MG, Prefeitura de Montalvânia-MG, Prefeitura de São João do Paraíso-MG, Prefeitura de Santa Fé de Minas-MG, Prefeitura de Porteirinha-MG, Prefeitura de Pedras de Maria da Cruz-MG, Prefeitura de Boa Esperança-MG, Prefeitura de Manga-MG, Prefeitura de Nova Porteirinha-MG, Prefeitura de Bonito de Minas-MG, Prefeitura de Novorizonte-MG, Prefeitura de Guaraciama-MG, Prefeitura de Claro dos Poções-MG, Prefeitura de Ubaí-MG, Prefeitura de Olhos D'Água-MG, Prefeitura de Francisco Dumont-MG, Prefeitura de São João da Lagoa-MG, Prefeitura de São Romão-MG, Prefeitura de Verdelândia-MG, Prefeitura de Fruta de Leite-MG, Prefeitura de Augusto Lima-MG, Prefeitura de Santa Cruz de Salinas-MG, Prefeitura de Indaiabira-MG, Prefeitura de Mamonas-MG, Prefeitura de Engenheiro Navarro-MG, Prefeitura de Cônego Marinho-MG, Prefeitura de Itacambira-MG e Prefeitura de Buenópolis-MG

Rio Grande do Norte - Prefeitura de Feliz Natal-MT (163 vagas).

Amazonas - Universidade Federal (UFAM) para admissão de professores.

Ceará - Prefeitura de Amontada-CE.

Mato Grosso - Prefeitura de Porto Esperidião-MT e Prefeitura de Nova Nazaré-MT.

Maranhão - Universidade Federal do Estado (UFMA) para 71 Técnicos Administrativos e Prefeitura de São Luís-MA para 20 vagas de Procurador.

São Paulo - Universidade Federal do Estado (UNIFESP), Previdência Municipal de Itaquaquecetuba-SP, Prefeitura de Ipuã-SP, Câmara de Marília-SP, Conselho Regional dos Corretores de Imóveis de São Paulo (CRECI-SP), Prefeitura de Iperó-SP e Prefeitura de Santa Rita d'Oeste-SP.

Rio Grande do Sul - Universidade Federal do Estado (UFRGS) para Docentes.

Espírito Santo - Prefeitura de Nova Venécia-ES e Serviço de Água e Esgosto (SAAE) de Jerônimo Monteiro-ES.

Santa Catarina - Polícia Militar do Estado (PM-SC) para Agente Temporário e Câmara de São José-SC.

Pernambuco - Consórcio Público Intermunicipal do Agreste Pernambucano e Fronteiras (CONIAPE) e Universidade Federal do Estado (UFPE).

Mato Grosso do Sul - PREVIM de Paranaíba-MS e Câmara Municipal de Iguatemi-MS.

Bahia - Prefeitura de Gandu-BA.

Acre - Prefeitura de Santa Rosa do Purus-AC.

Veja abaixo a tabela completa com todas as informações de cada um desses concursos citados e confira também o edital de cada seleção.