Você sabia que, em pelo menos 497 municípios brasileiros é feriado nessa quarta-feira, 20 de setembro? Isso porque nessa data é comemorado o Dia do Gaúcho em todo o Rio Grande do Sul.

Essa data remonta a um episódio histórico importante: em 20 de Setembro de 1835 teve início a Revolução Farroupilha, conhecida também como Guerra dos Farrapos, no Rio Grande do Sul, que durou cerca de dez anos, tornando-se o mais longo conflito armado do Brasil.

O movimento foi organizado pela elite gaúcha, que buscavam autonomia política e econômica para a província gaúcha, lutando contra os abusos do poder imperial do Brasil, especialmente os altos impostos sobre o charque, principal produto gaúcho à época.

Atualmente, o Dia do Gaúcho é celebrado com desfiles, festivais de música e dança, churrascos e outras atividades que destacam a cultura e a identidade gaúcha, lembrando aqueles que lutaram durante a Revolução Farroupilha, como Bento Gonçalves da Silva e Giuseppe Garibaldi.

Como esse é um feriado estadual, muitos são os serviços e estabelecimentos que têm seus horários de funcionamento alterados.

Créditos: Divulgação
Créditos: Divulgação

O que fecha nessa quarta-feira, dia 20

Veja abaixo como fica o funcionamento de alguns dos principais órgãos e prestadores de serviços no Rio Grande do Sul, nessa quarta-feira, 20 de setembro.

Bancos

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público nos municípios gaúchos na quarta-feira.

Isso porque os bancos não abrem nas datas consideradas feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais (como no caso do 20 de Setembro) ou nacionais. Na quinta-feira, dia 21, porém, as agências abrem normalmente.

Comércio

A maior parte do comércio deve estar fechado nessa quarta-feira, dia 20. Em cada cidade ou região, os respectivos Sindicatos dos Comerciários e dos Lojistas fizeram acordos sobre a abertura ou não das portas. Em algumas localidades é possível que sejam abertos, mas nesse caso acordos coletivos de pagamento de horas extras devem ter sido firmados.

Correios

As agências dos Correios não terão atendimento no Rio Grande do Sul nessa quarta-feira, dia 20. Na quinta-feira, o funcionamento é retomando normalmente.

Prefeituras

Os serviços públicos das Prefeituras deverão atender em regime de plantão em todo o Rio Grande do Sul na quarta-feira, ou seja, apenas naqueles órgãos que desempenham serviços essenciais.

Bolsa de Valores

Como a Bolsa de Valores do Brasil, a B3, é um órgão de abrangência nacional, ela funcionará normalmente nessa quarta-feira, dia 20, sem qualquer interferência do feriado estadual.

Loterias

O mesmo vale para as loterias da Caixa Econômica Federal. Os sorteios acontecem normalmente na noite dessa quarta, dia 20.

Entre as loterias que têm sorteios a partir das 20 horas, como acontece regularmente, estão a +Milionária, a Lotomania, a Quina, a Dupla Sena e a Lotofácil.

É feriado ou ponto facultativo?

Essa é uma dúvida que sempre surge diante de feriados regionais. E a resposta é: sim, é feriado em todo o Rio Grande do Sul.

A legislação vigente no Brasil garante que cada Estado tem o direito de escolher uma "data-magna", ou seja, eles não podem criar novos feriados, mas podem escolher a data mais apropriada para um deles.

No caso do RS a data esscolhida foi a do início da Revolução Farroupilha.

Quando é o próximo feriado nacional?

O próximo feriado a nível nacional, ou seja, que acontece em todo o país, é o de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil.

A data é comemorada no dia 12 de outubro, que em 2023 cairá numa quinta-feira. Veja abaixo todas as datas nacionais.

Data Dia Semana Feriado
01 de janeiro domingo Confraternização Universal
20 de fevereiro segunda-feira Carnaval
21 de fevereiro terça-feira Carnaval
22 de fevereiro quarta-feira Quarta-Feira de Cinzas
07 de abril sexta-feira Sexta-Feira da Paixão
09 de abril domingo Páscoa
21 de abril sexta-feira Dia de Tiradentes
01 de maio segunda-feira Dia do Trabalhador
08 de junho quinta-feira Corpus Christi
07 de setembro quinta-feira Independência do Brasil
12 de outubro quinta-feira Dia de Nossa Senhora Aparecida
02 de novembro quinta-feira Dia de Finados
15 de novembro quarta-feira Proclamação da República do Brasil
25 de dezembro segunda-feira Natal
31 de dezembro domingo Último dia útil do ano (Não haverá expediente ao público)