A Força Aérea Brasileira aplicou provas no último domingo, dia 28 de maio, para preencher 208 vagas para oficiais de nível superior, nos cursos de Dentistas, Farmacêuticos, Médicos, Oficiais de Apoio, Engenheiros e Capelães.

Ao todo, foram 6 editais de seleção para diversos cargos e especialidades. Confira os cargos ofertados em cada:

  • Dentistas (CADAR) nas especialidades de Dentística (3), Endodontia (2), Ortodontia (1) e Periodontia (1).
  • Farmacêuticos (CAFAR) nas especialidades de Farmácia Bioquímica (2) e Farmácia Hospitalar (1).
  • Médicos (CAMAR) nas especialidades de Anestesiologia (8), Anatomia Patológica (2), Cancerologia (4), Cardiologia (10), Cirurgia Cardíaca (1), Clínica Médica (4), Cirurgia Geral (7), Cirurgia Plástica (2), Dermatologia (3), Endocrinologia (2), Gastroenterologia (3), Geriatria (6), Ginecologia e Obstetrícia (9), Hematologia (1), Hemoterapia (1), Infectologia (4), Medicina Intensiva (3), Medicina de Família e Comunidade (13), Nefrologia (2), Oftalmologia (7), Otorrinolaringologia (11), Ortopedia (5), Pediatria (9), Pneumologia (5), Psiquiatria (15), Radiologia (13) e Urologia (1).
  • Oficiais de Apoio (EAOAP) nas especialidades de Administração (2), Análise de Sistemas (7), Ciências Contábeis (7), Enfermagem (1), Fisioterapia (1), Pedagogia (2), Psicologia (1), Serviços Jurídicos (2) e Serviço Social (2).
  • Oficiais Engenheiros (EAOEAR) nas especialidades Civil (5), Computação (5), Eletrônica (4), Elétrica (4), Mecânica (3) e Telecomunicações (1).
  • Capelães, com uma vaga para Sacerdote Católico Apostólico Romano.

Os candidatos inscritos realizaram as provas neste domingo, dia 28 de maio, nas cidades de Belém (PA), Recife (PE), Jaboatão dos Guararapes (PE), Fortaleza (CE), NataL (RN), Parnamirim (RN), Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Lagoa Santa (MG), São Paulo (SP), Guarulhos (SP), Campo Grande (MS), Porto Alegre (RS), Canoas (RS), Curitiba (PR), Brasília (DF) e Manaus (AM).

A seleção teve início às 09h40, no horário de Brasília, e uma duração de 4h20 para responder a uma prova escrita com questões de língua portuguesa, conhecimentos especializados (assuntos relativos à especialidade pretendida) e uma redação.

A prova de redação consistiu na elaboração de um texto manuscrito, dissertativo argumentativo, sobre assunto da atualidade.

Gabarito Aeronáutica 2023 - Oficiais

Os gabaritos preliminares das provas aplicadas podem ser acessadas no site https://www2.fab.mil.br/ciaar/index.php/admissao-e-selecao?id=426 a partir desta segunda, dia 29 de maio.

Entre os dias 01 a 04 de junho, os candidatos que considerarem necessário poderão solicitar recursos quanto à formulação das questões das provas objetivas, através do site da Força Aérea Brasileira.

Será considerado aprovado, o candidato que obter aproveitamento de, no mínimo, 5 pontos na prova escrita e na de redação.

Próximas Etapas

  • Verificação de Dados Biográficos e Profissionais (VDBP);
  • Parecer da Comissão de Promoções de Oficiais (CPO), para candidatos militares da Aeronáutica;
  • Inspeção de Saúde (INSPSAU);
  • Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF);
  • Exame de Aptidão Psicológica (EAP);
  • Prova Prático-Oral (PPO);
  • Procedimento de Heteroidentificação Complementar (PHC).

O Teste de Avaliação do Condicionamento Físico avaliará, por meio de testes de exercícios executados pelo candidato, com índices de aprovação em função do sexo e definidos em normas do COMAER, de modo a comprovar capacidade mínima para o serviço militar e para as atividades funcionais previstas no Curso. Serão considerados:

f
Concurso Aeronáutica 2023 - Oficiais: Teste de Avaliação do Condicionamento Físico

O Exame de Aptidão Psicológica avaliará condições comportamentais e de personalidade, por meio técnicas psicológicas, homologadas e definidas em Instruções e Normas do Comando da Aeronáutica, de modo a comprovar não existir contraindicação para a carreira, para o serviço militar nem para o desempenho das atividades previstas no Estágio.

O Resultado Final será divulgado após a validação documental e habilitação à matrícula dos candidatos convocados aprovados em todas as etapas, respeitado o prazo de validade do Exame, que expirar-se-á em 05 dias corridos, a contar da data subsequente à matrícula.

Anexos