A MetSul Meteorologia está alertando que um novo episódio de chuvas fortes e temporais se aproximam do Rio Grande do Sul nas próximas horas. Será um episódio de instabilidade intensa que deve durar até quinta-feira, trazendo chuvas muito fortes e tempestades com granizo e ventos fortes.

A região central do estado foi devastada na semana passada, com as enchentes do Rio Taquari, que arrasou cidades e decretou calamidade pública em 79 municípios. Agora, imagens de satélite do final da manhã desta segunda-feira (11) mostram a formação de uma frente no Centro da Argentina ligada a uma baixa pressão atmosférica que vai se transformar em um ciclone extratropical ao Leste e que vai chegar perto do Rio Grande do Sul.

Este novo ciclone deve afetar mais a região sul do estado, mesmo assim, as cidades já atingidas pelas enchentes devem registrar mais 100 mm de chuva nos próximos 2 dias.

A frente fria está se aproximando e o ar quente em altitude está se misturando, formando áreas de instabilidade no Uruguai, que devem se intensificar ao longo do dia e chegar ao Rio Grande do Sul a partir de terça-feira.

A MetSul prevê chuvas intensas nos departamentos de Artigas, Salto, Rivera, Paysandú, Tacuarembó, Cerro Largo, Treinta y Tres e Rocha, com acumulados de chuva próximos ou acima de 100 mm. Essa instabilidade deve alcançar o Rio Grande do Sul se intensificando no Oeste e Sul do estado na madrugada de terça-feira. Todos os modelos climáticos indicam chuvas fortes e volumes altos nessa região.

A previsão da MetSul para os próximos dias é de acumulados de 100 mm a 200 mm de chuva no Sul e Oeste do estado, com possibilidade de ultrapassar 200 mm e chegar até 250 mm a 300 mm isoladamente, em pontos das cidades de São Gabriel/RS, Caçapava do Sul/RS e Encruzilhada do Sul/RS.

Novo Ciclone se aproxima da parte sul do RS podendo trazer 300 mm de Chuva na semana - Fonte: Metsul
Novo Ciclone se aproxima da parte sul do RS podendo trazer 300 mm de Chuva na semana - Fonte: Metsul

Isso significa que em várias cidades do Oeste e Sul do Rio Grande do Sul, a quantidade de chuva em apenas alguns dias pode ultrapassar a média de chuva de um mês inteiro.

A MetSul alerta para o agravamento das cheias em rios já altos e o risco de novas enchentes. Os rios Quaraí, Ibirapuitã, Jaguarão, Piratini e Camaquã, no Oeste e Sul, são os que inspiram maior cuidado, assim como os rios Ibicuí e Jacuí, no Centro.

Alguns açudes também correm risco de transbordar. Além disso, a Lagoa dos Patos, em Pelotas e Rio Grande, está com volume alto de água vindo do Norte, aumentando o risco de alagamentos nessas cidades, principalmente com a possibilidade de ventos fortes.

Essa frente fria vai trazer mudanças no tempo no Sul do Brasil, parte do Centro-Oeste e no Sudeste ao longo da semana, mas a instabilidade inicial será mais concentrada no Rio Grande do Sul.

Com informações da MetSul meteorologia