Após o Governo Federal anunciar uma bolsa para alunos que se formam no ensino médio - o projeto de lei que institui o auxílio pode chegar a R$ 9.000 e foi aprovado recentemente na Câmara dos Deputados - o governo do estado (RS) já possui uma iniciativa parecida.

Em meio aos desafios provocados pela pandemia, a Secretaria Estadual da Educação (SEDUC/RS) lançou a iniciativa "Todo Jovem na Escola", uma bolsa auxílio no valor mensal de R$ 150,00 destinada a estudantes da rede estadual de Ensino Médio no Rio Grande do Sul.

O objetivo é reduzir a evasão escolar e incentivar a conclusão dos estudos.

Quem pode participar?

Estudantes matriculados no Ensino Médio regular, na rede Estadual do Rio Grande do Sul, com idades entre 15 e 21 anos, além de beneficiários do Bolsa Família cadastrados no CadÚnico têm direito ao benefício.

O programa é direcionado aos alunos que atendem aos critérios:

  • Estar matriculado no Ensino Médio Regular em uma escola da Rede Estadual do Rio Grande do Sul;
  • Ter o responsável incluso no Cadastro Único do Governo Federal, com renda per capita de até meio salário mínimo ou três salários mínimos totais da família;
  • Atingir a frequência mínima de 75% no mês anterior ao pagamento;
  • Manter os dados atualizados no cadastro escolar;
  • Possuir Cartão Cidadão no seu nome ou no nome do responsável.

Como fazer parte?

A inscrição é automática, contanto que os dados na matrícula escolar e no Cadastro Único estejam corretos. Certifique-se de que o nome do aluno na matrícula e no CadÚnico seja idêntico, assim como o nome completo e CPF do responsável familiar.

Para adquirir o cartão, o titular (responsável familiar no Cadastro Único) deve portar documento com foto e número de CPF.

Em Porto Alegre, a distribuição dos cartões acontece na Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. O FGTAS fica na Avenida Borges de Medeiros, 521 - Centro Histórico, Porto Alegre. Nos municípios do interior do Estado, a entrega dos cartões será realizada em agências do Banrisul e em outros locais designados.

Para conferir os locais de entrega do Cartão Cidadão, veja os Locais de Entrega.

Em caso de dúvidas ou problemas na retirada dos cartões, o telefone de contato é o 0800-541-2323.

Quando começam os repasses?

Os pagamentos começam em abril de 2024, considerando a presença do estudante no mês anterior. Os valores serão depositados a partir do dia 20 de cada mês, válidos para todos os meses letivos do ano.

O programa "Todo Jovem na Escola" é uma oportunidade de garantir auxílio financeiro durante o Ensino Médio. O governo dá mais informações de como aderir no site Todo Jovem na Escola.