Uma auditoria realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Tribunal de Justiça de Goiás no final do ano passado determinou a realização de um novo concurso para outorga de serviços notariais e de registro no estado goiano. Na inspeção realizada pelo CNJ, restou identificada a necessidade de um novo concurso para o preenchimento de vagas em serventias vagas.

O concurso para o preenchimento por delegações de serviços notariais e de registro no estado goiano já é aguardado desde o ano de 2018. Ainda em 2017, no primeiro encontro de corregedores do serviço extrajudicial, o TJ se comprometeu a abrir novo concurso para cartórios, o que até agora não se confirmou.

Internamente, o Tribunal de Justiça estuda a realização de novo concurso e inclusive já havia selecionado o Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) para a realização da nova seleção. Contudo, o contrato entre a banca e o órgão acabou sendo rescindido.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) determinou provimento e remoção dos serviços vagos há mais de seis meses, nos termos da Lei, A expectativa é que o concurso para os cartórios de Goiás seja aberto ainda neste primeiro semestre.

Para poder participar do próximo certame, os candidatos interessados devem possuir formação superior completa, com Bacharelado em Direito ou ter exercido, por mais de 10 anos, a função no serviço.

Último concurso:

O último concurso para exercer por meio de outorga as delegações de serventias extrajudiciais de Goiás ocorreu no ano de 2008. Na oportunidade, foram ofertadas 50 vagas, dentre as quais 1/3 foi destinada à remoção e 2/3 para provimento. A Universidade Federal de Goiás (UFG) foi a banca organizadora do certame que teve provas objetivas, discursivas e de títulos.