Nessa quarta-feira, 1º de maio, será comemorado o Dia do Trabalhador ou, ainda, Dia do Trabalho. A data é um dos feriados nacionais previstos no calendário do país e, nesse ano, caiu bem no meio da semana.

Como é um feriado nacional, sua ocorrência afeta todo o território nacional. Assim, em todo o país, diversos serviços, estabelecimentos e atendimentos serão pausados ou funcionarão em um horário reduzido na quarta-feira.

Esse é o caso dos bancos e outras instituições financeiras. De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), nesse dia, os bancos não vão abrir ao público. Saiba mais abaixo.

Bancos não abrem no Dia do Trabalhador

O feriado do dia 1º de maio já estava previsto no calendário da Febraban divulgado no início de 2024, ainda assim a federação divulgou uma nota nessa segunda-feira, dia 29, avisando que "as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público no dia 1º de maio, quarta-feira, quando é comemorado o Dia do Trabalho".

Além disso, a Febraban destacou que serviços como "compensações bancárias, incluindo a TED, também não serão efetivadas no período". Qualquer transação desse tipo que for feita, só será efetivada na quinta-feira, dia 2, data em que os serviços retomam o horário normal de atendimento.

Canais digitais são a alternativa

Caso algum cliente necessite dos serviços bancários nesse dia, a Febraban e os bancos destacam que a alternativa são os canais digitais e remotos dos bancos, como sites e aplicativo.

Por meio deles é possível fazer o pagamento de contas além de acessar outras informações financeiras. além disso, em algumas localidades, as salas de autoatendimento também estarão disponíveis aos clientes, a critério da instituição.

"Os canais digitais dos bancos, como internet e mobile banking, são uma alternativa para a realização de transferências e pagamento de contas. Atualmente, 7 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais", informa Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

As contas de consumo (água, energia, telefone, etc.) e os carnês com vencimento no dia do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte, ou seja, 2 de maio, quinta-feira. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

"Caso isso não tenha ocorrido no documento de arrecadação, a sugestão é antecipar o pagamento ou, no caso dos títulos que têm código de barras, agendar o pagamento nos caixas eletrônicos, internet banking e pelo atendimento telefônico dos bancos", orienta Faria.

Além disso, para as transferências mais imediatas que sejam necessárias, o Pix, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente. Essa já é, de qualquer forma, uma das ferramentas de transferência mais utilizadas pelos brasileiros.

Feriados bancários nacionais em 2024

Além do Dia do Trabalhador, outros feriados estão previstos para acontecer ainda esse ano. Veja abaixo o calendário nacional divulgado pela Febraban:

Data Dia da semana Feriado
12 de fevereiro segunda-feira Carnaval
13 de fevereiro terça-feira Carnaval
29 de março sexta-feira Sexta-Feira da Paixão
21 de abril domingo Dia de Tiradentes
01 de maio quarta-feira Dia do Trabalho
30 de maio quinta-feira Corpus Christi
07 de setembro sábado Independência do Brasil
12 de outubro sábado Nossa Senhora Aparecida
02 de novembro sábado Dia de Finados
15 de novembro sexta-feira Proclamação da República
20 de novembro quarta-feira Dia da Consciência Negra
25 de dezembro quarta-feira Natal
Dias especiais
14 de fevereiro quarta-feira Quarta-Feira de Cinzas
31 de dezembro terça-feira Último dia útil do ano
(sem expediente ao público)

,