Nessa sexta-feira, 29 de março, o Brasil vai parar para celebrar um de seus feriados religiosos cristãos mais tradicionais: a Sexta-Feira da Paixão ou Sexta-Feira Santa. E por isso, é esperada uma mudança do horário de atendimento e de serviço de diversos órgãos. Entre eles estão os bancos.

Como esse é um dos feriados bancários previstos no calendário nacional, o atendimento deles será afetado nessa semana. Mas como fica? Na quinta o atendimento é normal? E os serviços digitais? Confira os detalhes.

Créditos: Divulgação
Créditos: Divulgação

Como fica o funcionamento dos bancos?

Segundo a nota divulgada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) não haverá atendimento presencial ao público nas agências bancárias na Sexta-Feira da Paixão, dia 29 de março, que antecede o domingo de Páscoa.

"O mesmo vale para as compensações bancárias, incluindo a TED. Somente o PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente", dia a nota.

No entanto, mesmo com o fechamento das agências, os canais digitais dos bancos permanecerão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.

Além disso, a Febraban destaca que em algumas localidades, as salas de autoatendimento também estarão disponíveis aos clientes, a critério da instituição.

Como pagar as contas?

Apesar do atendimento ao público não estar funcionando nessa data, as áreas de autoatendimento ficarão disponíveis para os clientes no dia do feriado, bem como os canais digitais e remotos dos bancos, como internet e mobile banking.

Inclusive, boa parte das contas que possuem vencimentos no dia do feriado costumam vir já com as datas ajustadas ao calendário de feriados, assim, a cobrança já deve estar, automaticamente para o próximo dia útil.

Outra forma de fazer pagamentos e transações é o pix. Lançada em 2021, a ferramenta do Banco Central está disponível a qualquer hora do dia, 7 dias por semana.

Outra dica ainda é: antecipe o pagamento das contas se possível. Assim, você tem a garantia de não esquecer nada, nem ter que pagar juros no próximo pagamento.

Boleto vence no feriado? Saiba até quando você pode pagar

Feriados bancários nacionais em 2024

Os feriados de 2024, segundo o calendário nacional e segundo a divulgação da Febraban, serão os seguintes:

Data Dia da semana Feriado
12 de fevereiro segunda-feira Carnaval
13 de fevereiro terça-feira Carnaval
29 de março sexta-feira Sexta-Feira da Paixão
21 de abril domingo Dia de Tiradentes
01 de maio quarta-feira Dia do Trabalho
30 de maio quinta-feira Corpus Christi
07 de setembro sábado Independência do Brasil
12 de outubro sábado Nossa Senhora Aparecida
02 de novembro sábado Dia de Finados
15 de novembro sexta-feira Proclamação da República
20 de novembro quarta-feira Dia da Consciência Negra
25 de dezembro quarta-feira Natal
Dias especiais
14 de fevereiro quarta-feira Quarta-Feira de Cinzas
31 de dezembro terça-feira Último dia útil do ano
(sem expediente ao público)