O aguardado concurso da Agência Nacional de Águas (ANA), autorizado em julho pela Ministra Esther Dweck, avança para uma nova fase com a definição da banca organizadora. O Cebraspe foi escolhido por meio de dispensa de licitação, conforme publicado no Diário Oficial da União nesta segunda-feira, 11 de dezembro.

O próximo passo envolve a assinatura do contrato, visto que o edital tem previsão máxima até a segunda quinzena de janeiro. Vale ressaltar que este certame não fará parte do Concurso Nacional Unificado.

O concurso ANA terá 40 vagas no cargo de Especialista em Regulação de Recursos Hídricos e Saneamento Básico. Os candidatos devem possuir formação de nível superior e a remuneração inicial será de R$ 15.058,12.

Segundo a portaria de autorização, as provas objetivas devem ser aplicadas após 2 meses da publicação do edital de abertura de inscrições.

Atribuições do Especialista em Recursos Hídricos

O profissional será responsável pela regulação, outorga e fiscalização do uso de recursos hídricos, implementação, operacionalização e avaliação dos instrumentos da política nacional de recursos hídricos.

Além disso, terá atuação na análise e desenvolvimento de programas e projetos de despoluição de bacias hidrográficas, eventos críticos em recursos hídricos e promoção do uso integrado de solo e água.

Último Concurso ANA em 2009

O último concurso da ANA ocorreu em 2009, oferecendo 152 vagas nos cargos de Analista Administrativo, Especialista em Recursos Hídricos e Especialista em Geoprocessamento. A Esaf foi a banca responsável pela organização, e o processo seletivo incluiu provas objetivas, avaliação discursiva, análise de títulos e experiência profissional, além de um curso de formação.

As disciplinas abordadas nas provas incluíram língua portuguesa, inglês, raciocínio lógico, ética na administração pública, recursos hídricos/legislação aplicada, direito constitucional, direito administrativo e conhecimentos específicos.