Mais 500 vagas foram solicitadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para um novo concurso público, com o objetivo de reforçar temporariamente sua equipe de profissionais.

De acordo com a nota técnica nº 11/2025, a medida reforça o quadro de servidores da agência, especialmente em áreas técnicas especializadas, diante da grave redução do efetivo.

Crise funcional

A Anvisa enfrenta uma queda preocupante no número de servidores. Em 2007, eram 2.360 profissionais; em 2023, esse total caiu para 1.468.

Mesmo após o concurso de 2024, a agência contava com apenas 1.533 servidores, ainda abaixo do necessário para dar conta do volume e da complexidade do trabalho.

A situação deve piorar em 2025, com a previsão de 277 aposentadorias, ou cerca de 25% do quadro atual, deixando a agência ainda mais sobrecarregada.

Perfil dos candidatos

Os profissionais temporários deverão ter nível superior completo em áreas compatíveis com as atribuições da Anvisa, além de experiência profissional ou pós-graduação.

As principais atividades incluem:

  • Análise de processos regulatórios;
  • Avaliação de risco sanitário;
  • Apoio à formulação de políticas públicas;
  • Fiscalização e monitoramento.

Cronograma

Os contratos terão duração de até 5 anos e o processo seletivo seguirá o seguinte cronograma:

  • Novembro/2025: contratação da banca organizadora;
  • Janeiro/2026: publicação do edital;
  • Junho/2026: início das contratações.

Concurso ANVISA 2025

Atualmente, a ANVISA faz parte da segunda edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) e seleciona 14 vagas para o cargo de Técnico em Regulação e Vigilância Sanitária, com salário inicial de R$ 8.053,32, que inclui vencimento básico, gratificações e adicionais.

O cargo exige ensino médio completo e uma jornada de 40 horas semanais, com atuação nas cidades de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Campos dos Goytacazes (RJ).

A seleção será realizada em três etapas: prova objetiva, prevista para 5 de outubro, com 68 questões, prova discursiva em 7 de dezembro para os classificados, e avaliação de títulos, obrigatória apenas para alguns cargos conforme o edital.