O ano mal começou e a chance de um grande concurso sair em 2022 já existe. A Caixa Econômica Federal anunciou a possibilidade de abertura de seleção agora para ampla concorrência após o término da vigência do certame realizado no ano de 2014 e que enfrentou várias decisões judiciais. A informação foi passada pela instituição nas redes sociais em resposta a um internauta.

Vale lembrar que, em abril de 2021, o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (DF/TO) deu um parecer que permitiu a publicação de um novo edital na Caixa. Na ocasião, o TRT decidiu a favor das contratações dos aprovados no concurso Caixa 2014 e prorrogou a validade da seleção até o trânsito em julgado da ação. Ou seja, uma nova seleção pode ser aberta pela estatal.

A Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal (Fenae), informou que o banco perdeu 19,7 mil funcionários entre 2014 e 2021. No período de 2015 a 2020, 14.866 postos de trabalho no banco foram reduzidos. Esses dados são do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), com informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Ainda de acordo com o levantamento, de 2018 até o primeiro semestre de 2020, houve um aumento de 65% no número dos clientes.

O atual cenário mostra a necessidade de um novo concurso na Caixa para incremento de mão de obra na instituição financeira. O último certame de ampla concorrência aconteceu em 2014 e tinha oferta apenas para cadastro reserva.

Últimos concursos da Caixa

Técnico Bancário 2021

O último concurso Caixa ocorreu em 2021, mas teve 1.100 vagas exclusivamente para pessoas com deficiência no cargo de Técnico Bancário, carreira que pede apenas nível médio para ingresso. O salário inicial era de R$ 3.000,00 por jornada de trabalho de 30 horas semanais. Além do salário, o banco oferece ainda vários benefícios, como:

  • participação nos lucros ou resultados;
  • plano de saúde;
  • plano de Previdência Complementar;
  • auxílio Refeição/ Alimentação (por volta de R$ 1.500,00 mensais);
  • vale transporte;
  • auxílio-creche;
  • possibilidade de ascensão profissional;
  • acesso a ações de capacitação e desenvolvimento.

As vagas foram para os estados do Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Distrito Federal Polo TI, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte. Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Sergipe, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

Concurso Caixa 2014

Com último edital lançado para ampla concorrência em 2014, a Caixa já está há 8 anos sem promover novos concursos, apenas processos seletivos para estagiários vem sendo feitos desde então. Assim, com alto déficit de empregados no quadro - o banco necessita urgentemente reforçar seu atendimento, ainda mais agora, com os pagamentos do auxílio Brasil e outros benefícios, como PIS e FGTS.

O concurso de 2014 foi promovido pelo Cebraspe e alvo de vários processos judiciais após poucas chamadas do cadastro de reserva formado. Tanto que a Justiça Federal prorrogou por prazo indeterminado a validade daquela seleção.