O Departamento de Trânsito do estado do Pará (DETRAN-PA), divulgou por meio da Fadesp, o resultado final das provas do concurso para o cargo de Agente de Educação de Trânsito do órgão. As notas podem ser consultadas no site da Fadesp.

27/11/2018
20/12/2018
10/02/2019
R$ 2.191,52
100
11/02/2019
Anexos

As oportunidades do concurso são para as funções de Agente de Educação de Trânsito e Agente de Fiscalização de Trânsito. Ambos os cargos exigem certificado de curso de ensino médio ou equivalente expedido por instituição de ensino, devidamente reconhecida por órgão competente.

Foram 79.392 candidatos inscritos, sendo 53.060 concorrendo as vagas de Agente de Educação de Trânsito e para 26.332 para Agente de Fiscalização de Trânsito.

Para Agente de Fiscalização são 66 vagas cargo que exige, além de ensino médio completo, Carteira Nacional de Habilitação nas categorias AB, com habilitação de dois anos

Já para Agente de Educação de Trânsito são 34 vagas, que exige apenas certificado de curso de ensino médio.

Os dois cargos têm salários de R$ 2.191,52, por jornada de trabalho de 30 horas por semana.

 

Sobre o concurso

Após as provas terem sido canceladas em função de um dos fiscais ter aberto o envelope das avaliações sem a presença de candidatos, uma nova data havia sido marcada para o cargo de Agente de Educação de Trânsito.

Conforme a Retificação do Calendário de Execução do Concurso, publicada no site da banca organizadora, Fadesp, a prova para o cargo de Agente de Educação de Trânsito foi realizada no dia 28 de abril. Já para o cargo de Agente de Fiscalização de Trânsito, a prova transcorreu normalmente e não foi afetada. Assim, foi necessário apenas uma nova data de provas para o cargo de Agente de Educação.

Etapas de avaliação

A Prova Objetiva foi composta de 50 questões, de múltipla escolha, assim distribuídas: conhecimentos básicos: 20 questões, sendo: 6 questões de Língua Portuguesa, 4 questões de Matemática e Raciocínio Lógico, 4 questões de Legislação Aplicável ao DETRAN-PA, 3 questões de Ética e Qualidade no Serviço Público e 3 questões de Noções de Microinformática; e, conhecimentos específicos: 30 questões.

Cada questão terá o valor igual a 0,2; o candidato deverá obter 50% ou mais do total de pontos previstos na prova objetiva para não ser eliminado do concurso público. Sendo que não poderá ser eliminado do certame caso sua pontuação seja de 0 nas questões de Língua Portuguesa.

Para o cargo de Agente de Fiscalização de Trânsito, a publicação do resultado definitivo da etapa de Exames Médico e convocação dos candidatos para o Teste de Aptidão Física foi publicado no último dia 31 de maio de 2019.

Tal Teste de Capacidade Física, deverá ser realizado nos dias 08 e 09 de junho de 2019, neste teste, os candidatos serão submetidos a quatro testes físicos, como: Flexão/Sustentação de braço na barra fixa horizontal; Flexão Abdominal sobre o solo em um minuto; Flexão de Braço no solo; Corrida de 12 minutos.

Já para o cargo de Agente de Educação de Trânsito, a publicação do resultado definitivo das provas objetivas e publicação de candidatos classificados a correção das provas discursivas será no dia 07 de junho de 2019, este cargo não conta com Teste de Aptidão Física.

Todos esses novos resultados estão disponíveis para consulta no site da banca organizadora - FADESP.

O concurso terá validade por 1 ano, podendo ainda ser prorrogado pelo mesmo período, a critério do Detran do Pará.

Atribuições dos cargos

Agente de Fiscalização de Trânsito: Realizar atividades de fiscalização e operação de trânsito, fiscalização de veículos e de documentos; operações especiais de fiscalização em vias urbanas e rodovias; operações integradas com os demais órgãos do Sistema Nacional de Trânsito no Estado e órgãos da área de segurança pública estadual; proceder levantamento de dados no local de acidente de trânsito em rodovias estaduais e em vias urbanas devidamente conveniadas, para elaboração do Boletim de Ocorrência e Acidente de Trânsito - BOAT; orientação e monitoramento da circulação; ordenação do trânsito na forma da legislação vigente; participar e apoiar as ações de engenharia e educação para o trânsito desenvolvidas pelo DETRAN/PA; coletar dados para subsidiar a elaboração de relatórios estatísticos; conduzir viaturas de fiscalização da Autarquia e executar outras atividades correlatas a sua área de atuação.

Agente de Educação de Trânsito: Realizar atividades relacionadas à execução de programas e projetos de Educação para o Trânsito; apoiar as ações de fiscalização e engenharia de trânsito e executar outras atividades correlatas a sua área de atuação.

Para saber mais sobre o concurso e etapas de avaliação, veja o edital.

Anexos