Atenção concurseiros do Rio Grande do Norte! O concurso do Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran RN) foi oficialmente autorizado! A novidade foi anunciada pela governadora Fátima Bezerra nesta quarta-feira, 3 de setembro, durante visita às obras de modernização da sede do órgão, em Natal.

De acordo com a governadora, o edital está previsto para ser publicado até novembro deste ano, com provas programadas para janeiro de 2026.

Vai ter concurso do @detran_rn! Pessoal, é com imensa alegria que anunciamos que a autorização para o concurso do Detran já está assinada! O edital sai até novembro, com provas já em janeiro! E em dezembro, nós iremos entregar a segunda etapa da reforma completa da sede: um novo Detran vem aí! Isso é compromisso com o povo do RN! Sigamos!" afirmou a governadora em vídeo divulgado em suas redes sociais.

Veja a publicação na rede social:

Agora, a expectativa é pela formação da comissão organizadora, que ficará responsável por conduzir os trâmites do certame, incluindo a escolha da banca examinadora. A instituição contratada será encarregada de receber as inscrições e aplicar as provas.

Em abril deste ano, o secretário de Administração do Estado, Pedro Lopes, anunciou que o certame oferecerá 80 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva, e está sendo viabilizado por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Estado (MP-RN).

Último concurso do Detran RN

Realizado em 2010, o último concurso para o órgão ofertou 285 vagas para diversos cargos. Veja a distribuição:

  • Assessor Técnico nas áreas Administrativa (15 vagas ampla e 1 vaga PCDs), Administrativa (Gerenciamento de Recursos Humanos) (2 vagas ampla e 1 PCDs), Arquitetura (1 vaga ampla), Comunicação (Relações Públicas) (1 vaga ampla), Comunicação (Jornalismo) (1 vaga ampla), Contabilidade (1 vaga ampla), Economia (1 vaga ampla), Engenharia Civil (1 vaga ampla), Engenharia Elétrica (1 vaga ampla), Estatística (2 vagas ampla e 1 vaga PCDs), Informática (Gerenciamento de Projetos) (1 vaga ampla e 1 vaga PCDs), Informática (Administração de Bancos de Dados) (1 vaga ampla), Informática (Administração de Rede) (1 vaga ampla), Informática (Análise de Sistemas) (2 vagas ampla e 1 vaga PCDs), Medicina (3 vagas ampla e 1 PCDs), Educação (Psicologia) (2 vagas ampla e 1 PCDs), Educação (Letras) (1 vaga ampla), Psicologia (Avaliação Psicológica) (1 vaga ampla e 1 vaga PCDs), e Psicologia (Administrativa) (1 vaga ampla).
  • Assistente Técnico nas áreas Administrativa (155 vagas ampla e 8 PCDs), Técnica (Construção Civil) (1 vaga ampla), e Técnica (Eletrotécnica) (1 vaga ampla).
  • Analista de Suporte em Informática (5 vagas ampla e 1 PCDs).
  • Eletricista/Programador (Técnica) (1 vaga ampla e 1 vaga PCDs).
  • Programador em Informática (5 vagas ampla e 1 vaga PCDs).
  • Vistoriador/Emplacador, com 38 vagas para Inspeção Veicular (38 vagas ampla e 2 PCDs) e 18 vagas para Emplacamento de Veículos (18 vagas ampla e 1 vaga PCDs).

Os candidatos foram avaliados por provas objetivas, com questões sobre os seguintes tópicos:

  • Língua Portuguesa (12 questões),
  • Informática (6 questões),
  • Conhecimentos Técnicos (24 questões),
  • Legislação de Trânsito (12 questões) e
  • Conhecimentos Gerais (6 questões).