O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (BANDES) anunciou a reabertura das inscrições para o concurso público de 2024, por meio de um edital de retificação. As mudanças incluem ajustes nos requisitos dos cargos, prorrogação do prazo de inscrição e alterações nas especificações de alguns cargos. O Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) é o responsável pela execução do certame.

O novo período de inscrição estende-se até o dia 25 de março, proporcionando aos interessados uma nova oportunidade de participar do processo seletivo. Inicialmente, as inscrições haviam sido encerradas em 29 de janeiro.

O salário inicial oferecido é de R$ 6.629,20, além de benefícios como auxílio-refeição, cesta alimentação, auxílio-creche/babá, vale-transporte e plano de saúde sem coparticipação, com uma carga horária de 30 horas por semana.

Vagas concurso BANDES 2024

O concurso BANDES 2024 oferece 150 vagas, sendo 12 imediatas e 138 para cadastro reserva. Quatro cargos de nível superior estão disponíveis, todos requerendo carteira nacional de habilitação (CNH) na categoria "B" (exceto para pessoas com deficiência - PcD), entre outros requisitos.

Das vagas disponíveis, 10% são destinadas a candidatos com deficiência, 20% a candidatos negros e 5% a candidatos indígenas.

Cargos oferecidos:

  • Analista Bancário/TI - Analista de Sistema (5 vagas) - Requer curso superior em ciências da computação ou sistema de informação.
  • Analista Bancário/TI - Infraestrutura (2 vagas) - Exige curso superior em ciências da computação ou sistema de informação.
  • Analista Bancário/Economia (4 vagas) - Necessário curso superior em ciências econômicas.
  • Analista Bancário/Administrador (1 vaga) - Requer curso superior em administração.

A retificação do edital trouxe ajustes nos requisitos dos cargos de Analista Bancário/TI - Analista de Sistema e Analista Bancário/TI - Infraestrutura. Agora, é necessário possuir graduação em nível superior, bacharelado ou licenciatura, na área de Tecnologia da Informação, com carga horária mínima de 3.000 horas, em instituição credenciada pelo Ministério da Educação.

Inscrições e provas

As inscrições podem ser realizadas no site do Idecan, a partir de 11 de março até às 23h59min do dia 25 de março de 2024, mediante o pagamento de uma taxa de inscrição de R$ 74,00.

As provas objetivas, previstas para o dia 28 de abril de 2024, contemplarão questões de língua portuguesa, raciocínio lógico-matemático, conhecimentos bancários, conhecimentos gerais e conhecimentos específicos. Os locais de realização das provas serão divulgados em 19 de abril.

Os gabaritos provisórios serão disponibilizados em 29 de abril, enquanto os resultados finais estão previstos para 15 de maio de 2024. O concurso público terá validade de 2 anos, podendo ser prorrogado por igual período, a critério do BANDES.