O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) confirmou ao Ache Concursos neste início do mês de agosto que solicitou um novo concurso público ao Ministério da Economia, além de um processo seletivo e também a nomeação adicional de excedentes aprovados na última seleção. No total, são 1.744 vagas solicitadas para provimento de cargos.

30/03/2022
12/05/2022
05/06/2022
R$ 8.300,00
360
06/06/2022
Anexos

Conforme o órgão, foi solicitado ao Ministério da Economia a nomeação adicional de 150 Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Médicos Veterinários) aprovados no concurso Público vigente do MAPA, regido pelo Edital nº 59/2017. O pedido foi feito pelo Ofício nº 61/2019/GAB-GM/MAPA.

Esse concurso ainda está vigente e as últimas nomeações aconteceram em junho de 2018, em que 300 novos Auditores Fiscais Agropecuários foram nomeados. Esse concurso contou com 19.165 inscritos no total para disputar as 300 vagas. As provas foram aplicadas em todas as capitais e no DF.

Veja a resposta oficial que tivemos ao questionar um possível novo concurso no MAPA:

Sim. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento solicitou ao Ministério da Economia - ME: (i) nomeação adicional de 150 (cento e cinquenta) Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Médicos Veterinários) aprovados em Concurso Público vigente do MAPA (Edital nº 59/2017); (ii) Concurso Público para provimento de profissionais da Carreira de Ciência e Tecnologia - CIT do Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet; (iii) Processo Seletivo Simplificado para provimento de profissionais da área de Tecnologia da Informação - TI no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento - Mapa; (iv) Concurso Público para profissionais nos cargos do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo - PGPE; (v) Concurso Público para profissionais do cargos de Carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário - AFFA e do Plano de Carreira dos Cargos de Atividades Técnicas e Auxiliares de Fiscalização Federal Agropecuária - PCTAF. Porém, informa-se que estamos aguardamos resposta do Ministério da Economia".

Atenciosamente,
Serviço de Informação ao Cidadão - SIC/Ouvidoria/MAPA 

Pedido de concurso no INMET

Ainda, foi informado com exclusividade ao Ache Concursos o pedido de um novo concurso público para provimento de profissionais da Carreira de Ciência e Tecnologia - CIT do Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet. O pedido foi feito por meio do Ofício nº 354/2019/GAB-GM/MAPA para o provimento de 242 vagas em vários cargos da Carreira de Ciência e Tecnologia - CIT do Instituto Nacional de Meteorologia - Inmet.

Veja a tabela a seguir retirada da Nota Técnica nº 005/2019/CGAO/INMET com os cargos solicitados:

Processo seletivo MAPA

Além disso, o MAPA pediu a realização de Processo Seletivo Simplificado para provimento de 69 oportunidades para profissionais da área de Tecnologia da Informação - TI no próprio ministério.

Outro concurso

Mesmo com o concurso vigente, o MAPA solicitou por meio do Ofício nº 352/2019/GAB-GM/MAPA novo Concurso Público para 1.053 profissionais nos cargos do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo - PGPE.

Confira abaixo os cargos solicitados:

Cargos pedidos do Plano Geral de Cargos do Poder Executivo - PGPE

 

Vagas para Auditor e no Plano de Carreira dos Cargos de Atividades Técnicas e Auxiliares de Fiscalização

O Ofício nº 351/2019/GAB-GM/MAPA solicitou ainda um concurso para 380 novos profissionais do cargos de Carreira de Auditor Fiscal Federal Agropecuário - AFFA e do Plano de Carreira dos Cargos de Atividades Técnicas e Auxiliares de Fiscalização Federal Agropecuária - PCTAF.

Veja a distribuição destas vagas no pedido feito:

Cargos para AFFA e PCTAF

Porém, foi informado que o MAPA ainda aguarda a resposta do Ministério da Economia. Com isso, não há publicação oficial (autorização, formação de comissão organizadora, pedido, licitação para escolha de banca) referente ao futuro concurso, porque o Ministério da Economia ainda não se manifestou sobre as solicitações.

Os salários das carreiras do MAPA podem ser conferidos na guia de salários dos servidores federais.

Mais informações serão divulgadas em breve aqui no Ache Concursos. Acompanhe.