Saíram os gabaritos das provas do concurso público do MP de São Paulo. No último final de semana, mais de 44 mil candidatos foram convocados para as provas do certame do Ministério Público do estado que tem 5 vagas e cadastro reserva nos cargos de Oficial e Analista de Promotoria.

O salário inicial para o cargo de Oficial de Promotoria é de R$ 5,429,56 e de Analista de Promotoria será de R$ 7.326,49.

As provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório, que ocorreram no último domingo, 12 de março de 2023, foram compostas por questões de múltipla escolha. Essas, serão avaliadas de acordo com o cargo disputado, sendo considerado aprovado o concorrente que obtiver pontuação igual ou superior a 50% do total de pontos.

Gabarito MP-SP

Os gabaritos preliminares oficiais foram divulgados nesta terça-feira, 14 de março, pelo Diário oficial do estado.

- Veja os gabaritos do concurso MP-SP 2023

No decorrer do dia eles poderão ser consultados ainda no site da FGV Concursos. Já os gabaritos definitivos, estão previstos para serem divulgados no dia 04 de abril de 2023.

Para os candidatos ao cargo de Analista de Promotoria a segunda fase será composta por prova de Títulos, de caráter classificatório. Esta, tem como objetivo valorizar a formação acadêmica do candidato. A pontuação total da prova de títulos estará limitada ao valor máximo de 4 pontos.

Já para o cargo de Oficial de Promotoria I, a segunda fase será composta por prova Prática de Digitação, de caráter classificatório. Esta, visa avaliar as habilidades do candidato por meio de demonstração prática das atividades a serem desempenhadas no exercício do cargo. A prova prática consistirá em digitação de um texto impresso, com aproximadamente 1.800 caracteres, em microcomputador com Pacote Microsoft Office 2016 e Sistema Operacional Windows 10 ou similar, e terá duração de 11 minutos. A prova prática de Digitação será avaliada na escala de zero a 10 pontos e considerará toda e qualquer divergência em relação ao texto fornecido.

Confira o cronograma com as próximas etapas:

Cronograma para o cargo de Analista de Promotoria. Fonte: edital
Cronograma para o cargo de Analista de Promotoria. Fonte: edital
Cronograma para o cargo de Oficial de Promotoria. Fonte: edital
Cronograma para o cargo de Oficial de Promotoria. Fonte: edital

Será admitido recurso em face de todos os editais, no prazo de dois dias úteis, contados a partir do primeiro dia útil subsequente ao da publicação do ato recorrido.

A publicação do resultado de cada fase do concurso, inclusive o resultado final, será feita em três listas: a primeira contendo a pontuação de todos os candidatos, inclusive a de pessoas com deficiência e a de candidatos negros, se aprovados; a segunda, a pontuação dos candidatos com deficiência; e a terceira, a pontuação dos candidatos negros.

O Concurso Público terá validade de dois anos, a contar da data da publicação da homologação do resultado final, podendo ser prorrogado, uma vez, por igual período, a critério do Ministério Público do Estado de São Paulo.

Após a homologação do concurso, o candidato aprovado deverá manter seus dados pessoais atualizados no Centro de Gestão de Pessoas do MPSP, até que se expire o prazo de validade do Concurso ou sua eventual prorrogação.