Atenção, concurseiro! Em reunião na manhã desta quinta-feira, a Polícia Civil do Distrito Federal e o Cebraspe, banca organizadora do concurso com 300 vagas para Escrivão de Polícia (Concurso PCDF 2020), decidiram pelo adiamento das provas objetivas que estavam marcadas para o próximo domingo, 15 de março. A mudança ocorre após o decreto nº 40.509 de 11 de março do governo do Distrito Federal que suspende pelo prazo de cinco dias eventos que exijam licença do Poder Público com concentração superior a 100 pessoas.

22/01/2020
11/02/2020
21/08/2021
R$ 8.698,78
300
23/08/2021
Anexos

Um novo cronograma com as novas datas das etapas do concurso deve ser divulgado em breve pelo Cebraspe. O concurso PCDF registrou 52.636 inscrições homologadas para as 300 vagas abertas.

Tal medida foi adotada como enfrentamento da emergência de saúde pública. Conforme nota divulgada na quarta-feira (11) pelo Diretor-Geral da PCDF, Robson Cândido da Silva, a decisão sobre a suspensão ou aplicação das provas do concurso para Escrivão estaria sob responsabilidade da Cebraspe. Por meio das redes sociais, Silva lamentou o ocorrido e afirmou que a PCDF e a banca estão "empenhados em retomar o mais breve possível as atividades regulares do certame". Confira o comunicado oficial divulgado pelo Cebraspe na página do concurso:

Cebraspe publica comunicado na página do concurso PCDF
Cebraspe publica comunicado na página do concurso PCDF

O decreto incorpora como justificativas o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos à saúde pública e a classificação do Novo Coronavírus como pandemia, feita pela Organização Mundial da Saúde no dia 11 de março. Estão suspensas também as atividades educacionais em todas as escolas, universidades e faculdades das redes de ensino pública e privada e a instrução para bares e restaurantes é de que seja observada a distância mínima de 2 metros entre as mesas.

Confira o decreto nº 40.509 na íntegra:

Concurso PCDF: Cebraspe avalia adiar as provas do próximo domingo (15)
Concurso PCDF: Cebraspe adia provas que estavam marcadas para o próximo domingo (15)

Concurso PCDF

O concurso PCDF oferece 300 vagas no cargo de Escrivão de Polícia. Para concorrer a este cargo a exigência é de formação de nível superior completo em qualquer área e CNH na categoria "B". A remuneração atual do cargo é fixada em R$ 8.698,78 por jornada de trabalho de 40 horas semanais.

As provas objetivas serão do tipo Certo e Errado e valem 120 pontos. Serão 120 questões, sendo 70 de conhecimentos específicos e 50 de conhecimentos gerais. Já a prova discursiva versará sobre redação de tema da atualidade de até 30 linhas.

As provas objetivas e a prova discursiva terão a duração de 4 horas e 30 minutos e seriam aplicadas na data provável de 15 de março de 2020, no turno da tarde. A nova data das provas ainda não foi divulgada pela organizadora.

Anexos