Atenção concurseiros que desejam seguir a carreira militar! A Polícia Militar do Estado de Santa Catarina publicou o documento que dá início ao processo de contratação de banca organizadora para a realização do próximo concurso público PM-SC.

O novo pregão eletrônico para a contratação da banca organizadora foi publicado pelo Governo do Estado para que as empresas enviem as suas propostas, na última quarta-feira, dia 17 de abril. A entrega das propostas deverá ocorrer até às 13h30 do dia 02 de maio, quando será dado início à abertura da sessão para julgamento.

Escolha da organizadora

A comissão deste concurso foi formada em março deste ano, pouco tempo depois foi dado início ao processo de escolha da organizadora do certame, porém, duas empresas foram desclassificadas e outras três inabilitadas por não atenderem os pré-requisitos do edital.

Conforme o Portal de Compras de Santa Catarina, as organizadoras MS Concursos, Instituto AOCP e IBADE foram desclassificadas por não atenderem aos critérios exigidos no projeto básico da seleção e a empresa Extratus apresentou um valor inexequível.

O concurso PM SC é aguardado desde 2017, quando o ex-governador, Raimundo Colombo, anunciou que tinha intenção de realizar um novo concurso para o cargo. Já em 11 de fevereiro deste ano o governador do estado, Carlos Moisés, ao lado do comandante-geral da PM SC, coronel Carlos Alberto de Araújo, anunciou em sua página do Facebook, o concurso com mil vagas para a carreira.

Conforme o chefe de estado, a medida é uma forma de reduzir a criminalidade e garantir que turistas que estão indo para o estado tenham mais segurança. "O ingresso de novos Soldados fortalece o efetivo da PM e a nossa Segurança Pública como um todo", declara o governador em vídeo.

Sobre o concurso

O concurso da Polícia Militar do estado de Santa Catarina terá 1.000 vagas para a carreira de soldado, destas, 900 para candidatos do sexo masculino e 100 para o do sexo feminino.

Para concorrer ao cargo é necessário possuir nível superior completo em qualquer área de formação, altura mínima de 1,65 homens e 1,60 mulheres, carteira de habilitação, além de idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos.

Segundo o projeto básico do concurso público, os candidatos serão avaliados, primeiramente, por uma prova objetiva contendo 58 questões sobre as disciplinas de Noções de Direito Constitucional (08), Direito Penal Comum (08), Direito Processual Penal Comum (08), Legislação Institucional (08), Língua Portuguesa (10), Informática (08), Raciocínio Lógico (08).

Junto com a prova objetiva, os candidatos serão submetidos a elaboração de uma redação. As avaliações deverão acontecer em 12 cidades, sendo elas: Balneário Camboriú, Blumenau, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Joçaba, Joinville, Lages, Raio do Sul, São Miguel do Oeste e Tubarão.

Último concurso foi em 2015

O último concurso público da Polícia Militar de Santa Catarina para admissão no Curso de Formação de Soldado aconteceu em 2015 sob organização da banca IOBV (Instituto O barriga Verde), quando contou com 658 vagas, sendo 619 para candidatos do sexo masculino e 39 para candidatas do sexo feminino.

Conforme previsto no edital, os candidatos recrutados receberiam salário inicial, a partir do primeiro mês do Curso de Formação de Soldados, no cargo de Soldado PM 3ª Classe - NQ, recebidos a título de indenização de ensino, consistindo no valor de R$ 4.143,87, já inclusos subsídio, indenização de serviço ativo e auxílio alimentação.

O concurso público da PM-SC foi composto de várias etapas de avaliação, começando por prova teórica, exame de avaliação de saúde, exame de avaliação física, exame de avaliação psicológica, questionário de investigação social (QIS) e entrega de documentação e exame toxicológico.

O prazo de validade do concurso público era de um ano, a contar da data de homologação do resultado final.