Desde 2017 com concurso em andamento, o Tribunal de Justiça do Paraná anunciou que realizará no próximo domingo (22) as provas objetivas da seleção de ingresso no cargo de Técnico Judiciário. Por meio de documento publicado no site do órgão no dia 25 de julho, foi confirmado que as provas ocorrerão no dia 22 de setembro - veja o comunicado. Os locais de realização da prova podem ser conferidos pelo site do Cebraspe, que aplicará as avaliações.

07/05/2018
11/05/2018
22/09/2019
R$ 5.741,58
114
25/09/2019
Anexos

São 149.600 candidatos que tiveram inscrições deferidas e estão aptos a participar da seleção que oferta 114 vagas imediatas e registra assim uma concorrência média de 1.312 candidatos por vaga. A lista de inscritos pode ser conferida no site do TJPR.

A prova do concurso terá 60 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Direito e Legislação, Informática e Atualidades; mais uma questão discursiva teórica com exigência de conhecimentos previstos nos conteúdos programáticos de Língua Portuguesa. Veja dicas para a prova do TJ-PR.

Prova era prevista para agosto

Em reunião realizada com o Sindicato dos servidores do TJPR (Sindijus-PR), o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Adalberto Jorge Xisto Pereira, divulgou que a prova do concurso ocorreria ainda no mês de agosto, o que não se confirmou.

As provas serão regionalizadas e aplicadas em 9 regiões do estado pelo Cebraspe, com cidades e locais ainda a serem divulgados.

Sobre o preenchimento das 114 vagas do edital de reabertura do concurso, publicado em 2018, Xisto Pereira informou que talvez sejam necessárias contratações além deste número. Ainda assim, conforme o orçamento do Tribunal.

"Sabemos que há necessidade, mas quero que entendam a minha precaução, não posso contratar mais servidores sem ter uma previsão segura de gastos", destacou o presidente.

O Sindijus-PR também reforçou a necessidade de contratação de mais servidores, pois com o crescimento da demanda de trabalho somado à defasagem de pessoal, muitos servidores estão adoecendo devido à pressão para o cumprimento de metas.

Retificações

O Tribunal de Justiça do Estado do Paraná retificou também em maio o edital do concurso para Técnicos, referente às questões que serão cobradas na matéria de Noções de Direitos e Legislação. É importante ficar atento - veja a retificação.

Do concurso

O concurso foi aberto em 2017 e reaberto em 2018 - entenda o caso. São ofertadas 114 vagas no cargo de Técnico Judiciário de 1º Grau de jurisdição que teve mais de 155 mil candidatos inscritos (com reabertura do prazo para isenções este número pode variar). A contratação da organizadora do concurso (CEBRASPE) foi efetuada sem a exigência de licitação, por meio de dispensa. O valor do contrato é de R$ 4,7 milhões.

O concurso, aberto em janeiro de 2017, já está há quase 900 dias em andamento, e espera-se que agora tenha então suas provas aplicadas.

Todas as publicações acerca do concurso e consultas a retificações podem ser conferidas no site do TJPR - https://www.tjpr.jus.br/

Anexos