Virou moda? Agora o governo do estado de Pernambuco, na esteira do Concurso Nacional Unificado (CNU), anunciou que fará uma seleção envolvendo vários cargos estaduais. O novo concurso estadual unificado foi confirmado pela governadora Raquel Lyra nesta quinta-feira (7).

O primeiro concurso unificado do estado terá 455 vagas em mais de 40 cargos e especialidades para candidatos de nível médio e superior.

A governadora frisou que com uma única inscrição, o candidato poderá concorrer a até três cargos diferentes dentro da seleção estadual.

"Essa iniciativa amplia a transparência, democratiza o acesso ao serviço público e acelera o processo de ingresso de novos servidores", afirmou a governadora Raquel Lyra.

As provas do concurso estadual serão aplicadas em dez municípios pernambucanos, em dois domingos consecutivos. As cidades escolhidas para aplicação são: Recife, Carpina, Palmares, Caruaru, Arcoverde, Floresta, Afogados da Ingazeira, Salgueiro, Araripina e Petrolina.

Veja a publicação feita pelo governo do estado nas redes sociais confirmando o concurso:

📄 Edital do Concurso Unificado de Pernambuco 2025

O edital oficial ainda não tem data para ser lançado. Atualmente, o processo está na etapa de contratação da banca organizadora, que será responsável pelas inscrições e aplicação das provas.

É provável que uma banca de renome, como Cebraspe, FGV, Cesgranrio ou FCC faça o concurso, tendo em vista o grande número de participantes e o expertise nesse tipo de seleção estadual. A Cesgranrio fez o primeiro concurso nacional unificado em 2024 e a segunda edição do CNU está a cargo agora da Fundação Getúlio Vargas - FGV.

Raquel Lyra anuncia concurso unificado em Pernambuco - Divulgação Governo/PE
Raquel Lyra anuncia concurso unificado em Pernambuco - Divulgação Governo/PE

👔 Vagas por órgão no Concurso Unificado de Pernambuco

Confira a distribuição das vagas já anunciadas:

  1. Arpe (Agência de Regulação de Pernambuco): 50 vagas para Analista de Regulação;
  2. ATI (Agência Estadual de Tecnologia da Informação): 88 vagas para Analista em TI e Comunicação;
  3. CPRH (Meio Ambiente): 56 vagas para Analista em Gestão Ambiental e 42 para Assistente;
  4. Ipem: 3 vagas para Analista e 36 para Assistente em Metrologia e Qualidade Industrial;
  5. Funape: 11 vagas para Analista Previdenciário e 4 para Analista Jurídico-Previdenciário;
  6. Funase: 29 vagas em áreas como Nutrição, Serviço Social e Pedagogia;
  7. SAD (Administração): 82 vagas para Gestor Governamental nas especialidades Administrativa e Contábil;
  8. Seplag: 27 vagas para Planejamento, Orçamento e Gestão;
  9. SCGE (Controladoria-Geral do Estado): 27 vagas para Controle Interno.

Pernambuco segue tendência nacional

Desde 2024, os concursos unificados se tornaram tendência no país. O Concurso Nacional Unificado (CNU), realizado pelo Governo Federal, foi pioneiro nesse modelo. A primeira edição reuniu mais de 2 milhões de inscritos para 6.640 vagas no serviço público federal.

Outros modelos similares também foram aplicados, como o Concurso Unificado da Justiça Eleitoral e a Prova Nacional Docente (PND), voltada para seleção de professores na rede pública.

A proposta de Reforma Administrativa, em debate no Congresso Nacional, prevê a ampliação dos concursos unificados para estados e municípios. Pernambuco sai na frente como primeiro estado do Brasil a adotar esse formato, promovendo mais eficiência e equidade no recrutamento de servidores.

Mais previstos

Além do Concurso Unificado, o estado tem outros certames previstos para os próximos meses:

Concurso SES-PE (Saúde): edital previsto ainda para este ano, com foco em reforço nas unidades do interior e da Região Metropolitana do Recife.

Concurso PC-PE (Polícia Civil): após o encerramento da convocação da turma anterior, o governo já prevê novo edital para reposição de efetivo.

Concurso Polícia Penal PE: o Tribunal de Contas apontou déficit de servidores no sistema prisional. A seleção está prevista no Plano Plurianual (PPA) 2024-2027.

O edital do Concurso Unificado de Pernambuco 2025 será divulgado em breve, com cronograma completo, requisitos, conteúdo programático e regras para inscrição.

Para não perder nenhuma atualização, acompanhe o Ache Concursos e fique ligado em nosso site.