Além de ser o sonho de muitos concurseiros, a carreira policial pode ser uma oportunidade para quem busca entrar no serviço público, visto que os editais costumam sair com frequência, assim como nos tribunais.

No Brasil, entre as instituições na área está a Polícia Civil (PC), responsável pelas atividades de segurança pública estabelecidas pela Constituição. Dessa forma, essa importante corporação está presente em todos os 26 estados do país e no Distrito Federal.

Recentemente, ganhou destaque a notícia sobre o novo concurso da Polícia Civil de São Paulo que deve ter em breve um edital publicado com 3.500 vagas para vários cargos de nível superior - saiba mais abaixo. Assim, se você está buscando descobrir quais editais de Polícia Civil - PC estão mais cogitados em 2023, está no lugar certo! Nesta matéria, você poderá consultar a situação de editais previstos por estado.

ÍNDICE
Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) - Reprodução/SINPOL SC
Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) - Reprodução/SINPOL SC

Polícia Civil de São Paulo - Concurso PC SP

O edital da Polícia Civil de São Paulo - PCSP está previsto e pode sair a qualquer momento. Com um déficit estimado em 33%, a instituição deve lançar o documento até o dia 31 de julho de 2023, com um total de 3.500 vagas para vários cargos de nível superior.

O concurso PCSP foi confirmado no último dia 13 de junho pelo Delegado-Geral da Polícia Civil paulista, Artur José Dian, durante entrevista. De acordo com as informações, as vagas serão distribuídas da seguinte maneira:

  • 552 vagas para delegado;
  • 116 vagas para médico legista;
  • 249 vagas para perito criminal;
  • 1.250 vagas para investigador de polícia; e
  • 1.333 vagas para escrivão de polícia.

Além do nível superior, os candidatos deverão possuir carteira de habilitação a partir da categoria "B" - saiba mais aqui!

Polícia Civil de Santa Catarina - PC SC

A Agência Catarinense de Notícias, portal oficial do governo, anunciou que haverá um novo concurso público para a Polícia Civil do estado em breve.

Segundo as informações divulgadas em 06/06, pelo governador Jorginho Mello, o próximo concurso da PC-SC terá 60 vagas ao todo, sendo 30 oportunidades para delegados e mais 30 para psicólogos.

De acordo com o delegado-geral da PC-SC, a partir de agora começam os trâmites para a contratação da banca que fará a seleção, para posterior publicação de edital - saiba mais aqui!

Além disso, o chefe da instituição afirmou ainda, durante evento de formatura, que também haverá novo concurso público nas carreiras de escrivão e agente de Polícia Civil em 2024. Segundo o delegado, esse edital terá 2 mil vagas, mas não foram dadas informações mais detalhadas.

  • Concurso PC SC 2023 - Delegado e Psicólogo: 60 vagas;
  • Concurso PC SC 2024 - Agente e Escrivão: 2 mil vagas.

Polícia Civil do Mato Grosso do Sul - PC MS

Está previsto um concurso público para a Polícia Civil do Mato Grosso do Sul. De acordo com o delegado-geral da PCMS, Roberto Gurgel Filho, existe pedido em análise para a realização de um certame com provimento de 400 vagas na carreira de Investigador.

"O que eu posso dizer é que nós já temos o pedido para 400 vagas de Investigadores e dou conselho para que as pessoas estudem bastante", disse o chefe da PC-MS.

O anúncio saiu recentemente durante entrevista à Rádio Livre da Rede Educativa MS. No momento, o delegado-geral disse que a solicitação foi feita em 2022 e está sob os cuidados da Secretaria de Segurança Pública. Porém, o certame não pôde ser feito por questões legislativas envolvendo o período eleitoral.

Desde então, Roberto Gurgel também destacou que a autorização para este novo concurso envolve ainda questões orçamentárias. Com isso, essa seleção segue em análise, sendo que não foram liberadas novas atualizações sobre o processo.

Polícia Civil do Acre - PC AC

Segue a expectativa para um novo concurso para a Polícia Civil do Acre - PCAC. A última movimentação conhecida deu-se em 2021 quando o governador Gladson Cameli confirmou tratativas para vários certames na área de segurança pública, inclusive para a PC-AC. No entanto, ainda não foram publicadas atualizações sobre o processo.

Nesse sentido, o delegado-geral da Polícia Civil da ocasiao, Josemar Portes, disse que serão disponibilizadas oportunidades para todos os cargos existentes na instituição. "Temos necessidade de agentes de polícia, peritos, médicos legistas, escrivães e delegados. Estamos trabalhando com muita responsabilidade, junto à equipe de governo, para chegar a um consenso quanto ao número de vagas", disse ao portal oficial de notícias do estado.

  • Situação: anunciado.

Concurso IAPEN: Edital publicado para Policial Penal e outros cargos

Vale mencionar que neste momento está aberto no estado o concurso do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre - IAPEN/AC que busca preencher 329 vagas em cargos de nível médio e superior. As inscrições seguem até o dia 24 de julho para carreiras com salários de até R$ 6.561,76.

Os candidatos interessados poderão se inscrever nos cargos de Técnico Administrativo e Operacional (nível médio); e para Agente de Polícia Penal, Assistente Social, Engenheiro Civil, Especialista em Execução Penal e Psicólogo, estes de nível superior - Veja o edital aqui!

Polícia Civil de Tocantins - PC TO

Um novo concurso da Secretaria de Segurança do Tocantins está previsto para ocorrer neste ano de 2023. Conforme o secretário de Segurança Pública do estado, Wlademir Costa Mota Oliveira, algumas etapas já venceram e novas estão sendo planejadas para serem aplicadas o quanto antes.

Em 23 de junho desse ano, durante a audiência pública realizada no Ministério Público do Estado, o então Secretário de Segurança anunciou que algumas etapas do novo concurso da Polícia Civil já estão vencidas. Apesar de não ter sido especificado quais as etapas, Wlademir garantiu que alterações já estão em andamento para dar prosseguimento na seleção. Conforme a sua fala:

"O concurso da Polícia Civil está em andamento. Estou, inclusive, em mãos com o ofício para despachar com o governador para acelerar o processo para diversos cargos. Já está no grupo gestor e vou despachar com o governador essa questão hoje ainda".

De acordo com as últimas informações, estão previstos os seguintes cargos: Agente de Polícia, Agente de Necrotomia, Delegado, Escrivão, Papiloscopista e Peritos. No entanto, ainda não foi anunciado o dado sobre quantas vagas são esperadas.

Desde 2021, o concurso já seguia em fase de planejamento e em maio de 2022 foi autorizado pelo governador, Mauro Carlesse. Na época, o certame já contava com comissão organizadora. A necessidade de uma nova seleção é iminente, visto que o último concurso ocorreu há 9 anos e a vacância existente no quadro de funcionários atual é de 748 cargos. Veja os números de acordo com o último levantamento:

  • Delegados - 86 cargos;
  • Peritos - 99 cargos;
  • Agentes - 234 cargos;
  • Escrivães - 233 cargos;
  • Agente de necrotomia - 18 cargos; e
  • Papiloscopistas - 78 cargos.

Polícia Civil de Pernambuco - PC PE

Em setembro de 2022, foi anunciada a autorização para novo concurso da Polícia Civil de Pernambuco - PCPE. A informação saiu pelo então governador Paulo Câmara, que confirmou a oferta de 1.597 vagas na seleção, a serem distribuídas entre os seguintes quatro cargos:

  • 1.200 vagas para agentes;
  • 300 vagas para escrivães;
  • 50 vagas para peritos papiloscopistas; e
  • 47 vagas para delegados.

Dessa forma, espera-se que em breve seja escolhida a banca do concurso para posterior publicação do edital. Veja aqui o anúncio do ex-governador do estado sobre o Concurso PC-PE.

Polícia Civil do Distrito Federal - PC DF

Concurso PCDF Administrativo

Será realizado em breve o primeiro concurso para carreira administrativa da Polícia Civil do Distrito Federal. Esse certame foi autorizado em 2021, previsto no orçamento do ano passado e segue com aval do Orçamento 2023.

Porém, uma nova informação divulgada sobre o Concurso PCDF Administrativo, sendo que o certame também está previsto no orçamento de 2024, conforme o texto final do PLDO. Saiba mais abaixo:

Foram confirmadas 260 vagas para provimento imediato no concurso administrativo, a serem distribuídas entre as carreiras de Gestor de Apoio às Atividades Policiais Civis (60) e Analista de Apoio às Atividades Policiais Civis (200). Veja aqui o anúncio feito.

Concurso PCDF previsto para Agente Policial de Custódia e Delegado

Segue a expectativa para o concurso da PC-DF na carreira de Agente Policial de Custódia. O certame estava previsto para ser publicado no primeiro semestre de 2023, conforme informações do delegado-geral Robson Cândido. No entanto, isso não se concretizou, por enquanto.

Porém, o concurso segue previsto atualmente, sendo que o próximo passo do certame deve ser a escolha da banca organizadora e a definição do cronograma do próximo edital.

Conforme o anúncio (veja abaixo), a seleção deve compor 150 vagas, distribuídas da seguinte maneira:

  • Delegado: 40 vagas de provimento imediato e 40 para formação de cadastro de reserva
  • Agente de Custódia: 50 vagas de provimento imediato e 100 para formação de cadastro de reserva.

Polícia Civil do Piauí - PC PI

Recentemente, o então delegado-geral da Polícia Civil do Piauí, Lucy Keiko, disse que a minuta de edital do novo concurso PC PI estava pronta. O anúncio foi feito ao Cidade Verde, durante formatura do Curso de Operações Policiais (COP). Antes disso, uma comissão organizadora havia sido formada para um novo concurso na carreira de Escrivão.

Segundo o delegado, apesar da conclusão do documento, a realização do concurso ainda precisava ser discutida com o governador eleito, Rafael Fonteles.

"Temos a minuta de um edital pronta, mas falta debatermos com o Governo do Estado e saber se é viável lançar agora", destacou o delegado-geral.

No momento, o delegado-geral afirmou que o novo concurso terá vagas para todas as carreiras da instituição, incluindo agentes e escrivães. "O principal objetivo é também formar mais agentes e escrivães. A Polícia Civil deve ter um acréscimo de servidores no próximo ano", disse.

O número de vagas não foi antecipado, mas o chefe da PC-PI afirmou que o edital terá uma oferta "considerável". O último concurso ocorreu em 2018 com 350 vagas nas carreiras de Agente, Perito e Delegado.

Polícia Civil do Ceará - PC CE

Em novembro de 2022, o governador eleito Elmano de Freitas (PT) afirmou que fará um novo concurso para a Polícia Civil do Ceará. "É o primeiro concurso que eu irei realizar", disse Freitas em entrevista ao jornal O Povo.

Além de lançar o novo edital, o governador do estado prometeu ainda que vai convocar os aprovados nos certames anteriores, para evitar desconfiança sobre o novo edital, que está previsto para sair em 2023.

O último concurso da PC-CE saiu em 2021 e ofertou 500 vagas nos cargos de Escrivão de Polícia e Inspetor de Polícia, com salários de até R$ 3.732,96.