A pandemia do coronavírus tem mudado a rotina dos concurseiros no Brasil. Pelo fato de ser um vírus transmitido pelo ar, os protocolos de segurança recomendados pelo Ministério da Saúde, estados e municípios envolvem evitar aglomeração de pessoas. Assim, apesar de diversos certames estarem sendo cancelados desde semana passada, como aconteceu recentemente com a grande seleção do IBGE, algumas organizadoras ainda mantém o cronograma das seleções. Foi o caso do concurso do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Divinópolis, em Minas Gerais.

- Coronavírus: veja quais concursos suspenderam as provas de 21 e 22 de março

Os cerca de 3,7 mil candidatos inscritos passaram pela prova objetiva com duração de 03h30min. Só foi permitida a saída dos candidatos da sala de provas após passada uma hora do seu início. Além de contar com álcool gel disponibilizado pela banca, as carteiras foram afastadas para evitar o contato entre os participantes. Até o momento foram confirmados 14 casos de coronavírus em Minas Gerais, incluindo casos de transmissão comunitária (paciente infectado sem viajar para o exterior). Outros 692 casos estão sob investigação.

Organizadora queria aplicar provas fornecendo máscaras aos candidatos

Já um fato curioso ocorreu no concurso de Paula Freitas, no estado do Paraná. A banca organizadora da seleção, a Fundação de Apoio do Desenvolvimento da Universidade Estadual do Centro-Oeste (FAU) decidiu, primeiramente, manter as provas marcadas para o próximo domingo, dia 22 de março. No comunicado de continuidade do concurso a banca informou que estaria tomando ações preventivas para realização, entre elas a disponibilização de álcool gel nas salas de prova, lenços descartáveis e ainda máscaras de proteção, além de garantir a higienização e esterilização das mesas e cadeiras, bem como dos banheiros. Veja o comunicado:

Organizadora pretendia aplicar provas oferecendo máscaras para proteção contra o COVID-19
Organizadora pretendia aplicar provas oferecendo máscaras para proteção contra o COVID-19

No entanto, na tarde desta quarta-feira (18), a organizadora do concurso voltou atrás e informou a suspensão das provas em virtude do decreto estadual assinado pelo governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).

Entre as medidas anunciadas no Paraná estão a paralisação das aulas na rede estadual de ensino e nas universidades federais, suspensão dos eventos públicos promovidos pelo Estado com público acima de 50 pessoas e fechamento de museus, bibliotecas, teatros e centros culturais do Estado do Paraná por tempo indeterminado. Segundo dados desta quarta-feira, o número de casos de coronavírus no Paraná é de 18 confirmados.